O Caipirandando completará 12 edições no próximo sábado

O Caipirandando, evento realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), está com a 12ª e última edição da temporada 2022 marcada para o próximo sábado, dia 17/12. A programação começa às 5h30, com a concentração e o aquecimento no campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). A saída está programada pontualmente para as 6h, no estacionamento em frente ao Residencial Park Unimep Taquaral. O trajeto, que terá aproximadamente 20 km, passará pela Cachoeira Verdinha e foi escolhido após votação popular promovida pela secretaria nas redes sociais.

Após a largada na Unimep, o percurso seguirá em direção ao bairro Batistada e terá a primeira parada no Alambique Engenho Alambari, completando os primeiros 13 km. No local, serão comercializados alimentos e bebidas. A proposta da organização é realizar uma pausa de aproximadamente uma hora para descanso e hidratação. Nesse intervalo, os participantes interessados poderão caminhar mais 3 km (ida e volta) e visitar a Cachoeira Verdinha. Na sequência, a caminhada será retomada até a Usina São José, onde o percurso será encerrado.

“Nós reforçamos as orientações que sempre fazemos para a caminhada: calçar tênis confortáveis e macios, trajar roupas leves, usar protetor solar, levar frutas ou barras de cereais para alimentação e garrafas de água para hidratação”, disse Alexandre Nascimento, chefe do setor de eventos da Selam.

Interessados em participar podem se inscrever e obter mais informações pelos telefones (19) 3422-0233 ou (19) 3403-2648. A idade mínima para realizar a inscrição é de 18 anos. A iniciativa terá o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que fornecerá kits de primeiros socorros, e dos professores do Programa de Atividades Motoras (PAM). No final da caminhada, a Selam fornecerá o transporte aos participantes que desejarem retornar ao ponto de partida, no campus Taquaral da Unimep.