A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) realizou ontem, quarta-feira, 26/10, o Congresso Técnico para a primeira edição dos Jogos da Região Metropolitana de Piracicaba – Metropira 2022. O evento aconteceu no Engenho Central e reuniu representantes das 11 cidades que participarão da competição, que terá três datas, nos dias 5, 6 e 12/11, e reunirá atletas na faixa etária dos 13 aos 16 anos de idade. No congresso foi discutido o regulamento geral, promovido o sorteio e definida a tabela de jogos das seis modalidades em disputa: atletismo, basquetebol, futsal, handebol, natação e voleibol.

Pamela Gonelli, assessora da Selam, apresentou a tabela com os jogos (Foto: Leonardo Moniz/Selam)

A cerimônia de abertura será realizada no dia 05/11, às 8h30, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. O local também será palco para todas as partidas de basquete feminino e basquete masculino. As competições de futsal e handebol terão como sede o Ginásio Municipal de Esportes Professor José Carlos Callado Hebling, no bairro Parque Prezotto. As disputas de atletismo serão realizadas no Sesi Piracicaba, assim como os jogos de voleibol feminino e masculino. Já as provas da natação acontecerão no Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves.

A programação dos Jogos Metropira será dividida entre os períodos da manhã e da tarde, de acordo com o número de participantes de cada modalidade. Estão confirmadas as delegações de 12 municípios: Águas de São Pedro, Anhembi, Charqueada, Cordeirópolis, Elias Fausto, Iracemápolis, Limeira, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, São Pedro e Santa Maria da Serra, além da anfitriã Piracicaba, que será representada nas competições pelos alunos do Programa Desporto de Base (PDB) e dos projetos ligados à Pasta via chamamento público.

Branca, gerente de projetos da Selam, enalteceu a seriedade do evento (Foto: Leonardo Moniz/Selam)

"Nós queremos fazer um evento bem estruturado e consistente. É a primeira edição e o objetivo é que os Jogos cresçam, atraiam mais participantes e se consolidem no calendário esportivo da nossa região", afirmou Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, gerente de projetos da Selam e membro do comitê organizador dos Jogos Metropira.

A criação do evento foi anunciada pela Selam no início do mês de setembro, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), em Águas de São Pedro. Mais informações sobre a competição podem ser obtidas pelo telefone (19) 3403-2648 ou pelo e-mail metropira@piracicaba.sp.gov.br.