A Prefeitura de Piracicaba realiza amanhã, sábado, 09/10, a primeira edição dos Jogos Intercomunidades, iniciativa que reúne modalidades esportivas, gincanas e atividades de lazer, e que tem como público-alvo crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade. O evento é gratuito e começa às 9h, com previsão de encerramento para as 12h. A atividade acontece no campo do bairro Jardim Tóquio, que fica na rua Lins, 288, atrás da Escola Municipal Wilson Guidotti.

A programação no Jardim Tóquio inclui uma série de ações com modalidades esportivas adaptadas (Foto: Leonardo Moniz/Selam)

Idealizado pelo Setor de Desporto Comunitário da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), o evento terá seis edições neste ano, sempre aos sábados pela manhã. Serão mais duas datas em outubro: 16/10, em Tupi, e 23/10 no bairro Parque Prezotto. No mês de novembro, os Jogos Intercomunidades estão agendados para os dias 6 e 20, nos bairros Sol Nascente e Santa Teresinha, respectivamente. A sexta edição está marcada para o dia 27/11, mas o local ainda não está definido.

“A nossa ideia é sempre utilizar o esporte e o lazer como ferramentas de educação. Queremos que as crianças e os adolescentes tenham uma vivência motora e uma manhã de alegria em um espaço saudável. Vamos premiar todos os participantes com medalhas. A proposta é que seja uma grande festa, com muita diversão, mas sem caráter competitivo”, afirmou o professor Caio Milito, responsável pela organização dos Jogos ao lado do professor Cláudio Guassi.

PROGRAMAÇÃO – A programação no campo do Jardim Tóquio inclui uma série de ações com modalidades esportivas adaptadas, entre elas atletismo, basquete, futebol e voleibol; gincana com provas tradicionais como corrida de saco e argola humana; e brinquedos como cama elástica, balão pula-pula, além dos jogos de tabuleiro – damas, dominó e xadrez. Todos os equipamentos e materiais serão fornecidos pela Selam. É recomendado aos participantes que utilizem roupas leves para a prática esportiva.

Os Jogos Intercomunidades respeitarão os protocolos sanitários vigentes para o combate à Covid-19. Medidas como o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel 70% e controle de fluxo de participantes serão adotadas. “É preciso ter os cuidados. Nós passamos quase dois anos em pandemia, sem atividades esportivas para a população. Nosso setor foi um dos primeiros que parou, com a suspensão das aulas. Os Jogos têm esse apelo da retomada do esporte e do lazer, principalmente para a população da que vive em uma situação mais vulnerável e que foi mais afetada”, completou Milito.