A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), realiza na próxima terça-feira, 24/08, o primeiro Encontro dos Secretários de Esporte da Região Metropolitana de Piracicaba. O evento é presencial, restrito aos secretários e assessores dos 27 municípios convidados, e acontece no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central. A atividade tem início marcado para as 9h e encerramento previsto às 13h. A pauta traz o tema Políticas Públicas: as Boas Práticas na Volta das Atividades Físico Esportivas e Contexto do Pós-Covid.

A abertura do encontro será feita pelo secretário de Esportes do Estado, Aildo Rodrigues Ferreira, e pelo prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida. "A proposta é discutir os temas que envolvem a atual leitura do contexto esportivo. A presença da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo nos ajudará a vislumbrar as políticas esportivas que serão adotadas. A partir disso, poderemos organizar programas e projetos compreendendo as tendências e preparando os municípios", afirmou o secretário de Esportes de Piracicaba, Hermes Balbino.

O secretário de Esportes de Piracicaba, Hermes Balbino, será um dos palestrantes do evento (Foto: Leonardo Moniz/Selam)

"A discussão também passa pela logística que será utilizada para as práticas esportivas. São questões que vão ressonar na organização de atividades que reúnem equipes no mesmo lugar, o que é característico de eventos como Jogos Regionais e Abertos", complementou. Educador físico, psicólogo e doutor em ciências do esporte, Balbino será um dos palestrantes do encontro. O atual secretário iniciou a trajetória como preparador físico no futsal e depois passou por modalidades como o voleibol e o tênis de mesa, mas ganhou notoriedade pelo trabalho desenvolvido no basquete – foi preparador físico do elenco feminino do BCN/Piracicaba, e participou com a seleção brasileira feminina do título mundial de 1994, na Austrália, e da medalha de prata conquistada nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

Além de Balbino, estão confirmadas as palestras de Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, ex-atleta profissional, educador físico e pós-graduado em gestão empresarial que hoje ocupa o cargo de secretário-executivo de Esportes do Estado, e de Magic Paula, medalhista olímpica e campeã mundial de basquete, e atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). A programação também abordará temas como Lei de Incentivo ao Esporte e marketing esportivo. Após as palestras, serão concedidos 15 minutos para realização de perguntas dos participantes.

"A finalidade é abordar temas pertinentes à construção deste novo contexto da atividade física e esportiva, e provocar discussões construtivas sobre elaboração e construção de práticas. A ideia do encontro é trazer as experiências vividas durante a pandemia e projeção de ações dos secretários de esporte da Região Metropolitana de Piracicaba", completou Balbino. O evento respeitará os protocolos sanitários em vigor para o combate à Covid-19, o que inclui uso obrigatório de máscara, álcool em gel, número reduzido de convidados e distanciamento social.