Selam faz balanço após 100 dias e prepara novas ações

Hermes Balbino, secretário de Esportes de Piracicaba

Hermes Balbino é secretário de Esportes de Piracicaba (Foto: Divulgação)

O secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Hermes Balbino, participou na última sexta-feira (16) da apresentação do Plano 100 Dias, promovido pela Prefeitura de Piracicaba e realizado no Anfiteatro da Secretaria de Educação. Na ocasião, a Administração Municipal exibiu o diagnóstico feito nos 100 primeiros dias do governo e exibiu os principais projetos de cada secretaria para os próximos anos da atual gestão. A apresentação foi transmitida ao vivo pelo Facebook e está disponível no portal da Prefeitura de Piracicaba desde segunda-feira (19) para que a população acesse o material e envie sugestões.

Nos primeiros 100 dias, respeitando as orientações sanitárias no combate à pandemia da Covid-19, a Selam ativou parcerias com a Diretoria Regional da Educação e com o Sistema S, principalmente Sesi e Sesc, além de institutos de Ensino Superior e demais secretarias da Prefeitura de Piracicaba. A pasta também realizou o diagnóstico dos próprios municipais dedicados à atividade físico-esportiva e mudou de sede, deixando o prédio localizado na rua Governador Pedro de Toledo, que era locado, e passando a ocupar espaço no Engenho Central, o que representa uma economia de mais de R$ 220 mil por ano aos cofres municipais.

De acordo com o secretário, o planejamento para a sequência do trabalho passa pela criação de uma cultura esportiva na cidade, que será construída através da promoção de programas que atinjam direta e indiretamente cidadãos e comunidades, de diferentes idades, nos âmbitos do esporte, do lazer e da atividade motora. “Vamos colocar um foco grande na iniciação e na formação esportiva, além de eventos que envolvam o fortalecimento de uma cultura esportiva na cidade. A proposta é valorizar muito a participação do cidadão, engajar mais as pessoas”, disse Balbino.

Plano 100 Dias - Selam

O plano de trabalho idealizado pela Selam tem cinco pilares fundamentais

“Nós temos cinco pilares principais que queremos promover constantemente para que as nossas ações possam ser desenvolvidas de uma forma ótima: esporte educacional, os cuidados com os centros esportivos e a revitalização dos próprios municipais, a otimização de eventos e atividades que envolvem o esporte de competição, o trabalho de saúde e prevenção pensando nos adultos e, por fim, as atividades de lazer que abriguem a ideia de bairros e comunidades atuando em conjunto com suas famílias”, afirmou o secretário, que avaliou a apresentação como positiva.

“Apresentamos os movimentos que produzimos nos primeiros 100 dias e os que nos propomos a fazer na sequência. Quando entramos, fizemos levantamento do estado atual dos próprios municipais dedicados à atividade físico-esportiva e percebemos que existe a necessidade de reativar e reavivar diversos desses espaços, como os ginásios municipais e campos que comportam essas atividades. Fizemos também um levantamento de programas em execução e buscamos identificar se havia ali um eixo pedagógico, algo que nós vamos oferecer”, complementou.