Scaglia aponta características fundamentais da pedagogia do esporte

O professor Alcides Scaglia, doutor em pedagogia do movimento e docente na faculdade de ciências aplicadas no curso de ciências do esporte da Unicamp, foi o convidado desta terça-feira (25) do Esporte Educacional, projeto desenvolvido pela Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) em parceria com o Sesc Piracicaba. A pauta do terceiro encontro virtual, que teve mediação de Eduardo Roberto Uhle, mestre em educação física e assistente técnico da gerência de desenvolvimento físico-esportivo do Sesc SP, e participação do fisiologista Sérgio Camarda, assessor especial de projetos da Selam, foi ‘Pedagogia do Esporte e os Jogos Coletivos’.

Alcides Scaglia - Pedagogia do Esporte

O convidado iniciou a apresentação com duas provocações: a reflexão sobre quais as teorias sustentam as práticas, de forma fundamentada, e ainda quais perspectivas sobre o ensino dos jogos esportivos coletivos. “Humanização e emancipação são palavras muito potentes e que não podem, em hipótese alguma, estarem desconectadas da ação ou do próprio conceito da pedagogia do esporte”, afirmou Scaglia, elencando organização, sistematização, aplicação e avaliação como pilares da pedagogia do esporte.

“Nós não estamos falando apenas de ensino, e sim de treinamento, de alto rendimento. Não dá para ser treinador de alto rendimento sem conhecer a pedagogia”, complementou. O encontro está disponível na íntegra no YouTube do Sesc Piracicaba (www.youtube.com/sescpiracicaba). As lives acontecem sempre às terças-feiras, às 15h. A participação é livre e gratuita.

A programação termina no dia 1º de junho com o debate sobre ‘Pedagogia do Esporte Aplicada à Iniciação Esportiva em Ginástica’, com as presenças confirmadas de Laurita Schiavon, docente da faculdade de educação física da Unicamp na área de ginástica e doutora em educação física e pedagogia do esporte pela mesma instituição. O encontro será mediado por Fabio Henrique Miranda dos Anjos, assistente técnico da gerência de desenvolvimento físico-esportivo do Sesc SP, e contará ainda com Ronaldo Lucentini, coordenador do PDB (Programa Desporto de Base) e chefe do setor de esportes de formação da Selam.