Projeto Massificação Maria Esther Bueno abre inscrições para aulas gratuitas de tênis

O projeto Massificação Maria Esther Bueno, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e Instituto Tênis, está com inscrições abertas para aulas gratuitas de tênis para crianças de 6 a 12, estudantes da Rede Pública de Ensino. As atividades, que serão iniciadas nas escolas no mês de março, já estão sendo realizadas no clube da AABB (Avenida José Trevisan, 1.001, Jardim Abaeté). As inscrições podem ser feitas via Selam, pelo telefone (19) 3403-2648, ou diretamente na AABB, na própria sede da associação ou pelo WhatsApp (19) 3382-4546, em horário comercial. As vagas são limitadas.

Marco Antonio Faggin é o coordenador das aulas para as crianças em Piracicaba

Marco Antonio Faggin coordena as aulas para as crianças em Piracicaba

As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 16h às 17h, e às quintas e sextas-feiras, das 9h às 10h. Essa é a primeira vez que Piracicaba recebe o projeto Massificação Maria Esther Bueno, realizado há seis anos via Lei de Incentivo ao Esporte. Ao todo, mais de 30 mil crianças já foram impactadas em cerca de 20 cidades espalhadas pelas cinco regiões do país. “A nossa proposta é levar o esporte para dentro da escola e contribuir para o desenvolvimento das crianças, algo que vai muito além do aspecto competitivo”, afirmou o secretário de Esportes, Hermes Balbino.

De acordo com Marco Antonio Faggin, coordenador do núcleo Piracicaba do Instituto Tênis, o projeto é dividido em duas etapas. Na primeira, é desenvolvida uma sessão pedagógica, onde são colocados em prática movimentos para adaptação com raquete e bola. Na segunda, as crianças são levadas para a quadra. “No estágio inicial, o foco é o aprendizado. Já na quadra, nós podemos observar a reação das crianças e filtrar aqueles que querem realmente dar sequência ao desenvolvimento. A oportunidade está aberta a todos”, disse Faggin.

ESCOLAS – Em março, o projeto Massificação Maria Esther Bueno será instalado nas escolas. Já estão confirmadas a Escola Estadual Professora Jaçanã Altair Pereira Guerrini e a Escola Estadual Moraes Barros, que participaram em novembro de 2021 do projeto-piloto, além da Escola Estadual João Guidotti. As instituições da Rede Pública de Ensino que tiverem interesse em aderir ao projeto devem entrar em contato com a Selam. O Instituto Tênis será responsável pela capacitação dos professores.

“Queremos difundir o esporte. No Brasil, falamos em primeiro lugar sobre futebol. Depois, vem o vôlei e o basquete. Na Argentina, que tem 50 milhões de habitantes, 2% da população pratica o tênis e a modalidade está consolidada. No Brasil, com 210 milhões, não chegamos a 1%, o que é uma disparidade. O trabalho do instituto é expandir, pois entendemos que o talento surge do ensinamento e da oportunidade”, apontou o coordenador.




‹ Voltar