A Areninha terá um campo de futebol society e quadra de basquete 3×3, além de arquibancadas e iluminação de LED

Teve início hoje, segunda-feira, 27/03, a obra para construção da Areninha no loteamento Vem Viver, em Piracicaba. O projeto é realizado por meio de um convênio da Prefeitura com a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e consiste na implementação de campo de futebol society, uma quadra de basquete 3×3, arquibancadas com capacidade para 100 pessoas sentadas e iluminação de LED. O novo centro esportivo terá uma área de 1.025 m² e será instalado na rua Aparecida Augusto, sem número. A gestão do convênio é da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e a fiscalização é da Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria (Semozel).

O local passa por limpeza e nivelamento do terreno. O investimento para construção da Areninha é R$ 350 mil, que foram destinados via emenda parlamentar do deputado estadual Sebastião Santos. Em contrapartida, a Prefeitura de Piracicaba é responsável pelos serviços de preparação para a execução da base, como a terraplenagem e a instalação de canaletas para fiação. A Prefeitura também é encarregada pelo abastecimento de água e por fornecer energia elétrica.

A unidade no loteamento Vem Viver será a segunda Areninha instalada pela atual Administração em Piracicaba. Em 2021, a Prefeitura inaugurou a primeira no bairro Campestre. "Nós queremos que a população tenha a oportunidade de praticar atividades físico-esportivas e precisamos de parcerias consistentes e com estruturas adequadas. A implementação da Areninha é uma excelente notícia e vai contribuir para o fortalecimento de uma cultura esportiva na cidade", disse o secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Hermes Balbino.

Iniciado em 2020 pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, o projeto Areninha é de rápida implantação e será concluído ainda no primeiro semestre de 2023. O espaço será administrado pela Selam e poderá ser utilizado pela população em geral, além de ser um possível núcleo para o desenvolvimento de ações da Pasta, como o Programa Desporto de Base (PDB) ou o Programa de Atividades Motoras (PAM).