A Prefeitura de Piracicaba notificou pela terceira vez a Spalla Engenharia Eireli, empresa responsável pela reforma do Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves, por problemas apresentados nas obras realizadas no espaço, que abriga as piscinas municipais. A decisão foi tomada ontem, quarta-feira, 17/11, após visita técnica ao local e reforça o compromisso da Administração de fiscalizar e fazer cumprir todos os itens contratados para que as obras sejam entregues com qualidade e eficiência. A vistoria contou com as presenças do engenheiro da Prefeitura, Werner Bassinello, do engenheiro responsável pela obra, Luan Vieira Moraes, da assessora da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Natalia Bassan, e de Benedito Melega, chefe da divisão de Suporte Operacional da Pasta.

O último relatório elaborado pela Prefeitura aponta que os filtros que haviam sido instalados não eram compatíveis aos especificados em contrato, além de um movimento estrutural na piscina que gerou a soltura de pisos. Também foi identificado um vazamento após o enchimento da piscina de 12,5×25 metros (437 mil litros), que será utilizada especialmente para aulas de hidroginástica. A piscina semiolímpica (25×25 metros), que poderá receber competições oficiais, além de atividades de iniciação e treinamentos, não foi enchida devido às trincas apresentadas em alguns pisos. A Prefeitura solicita ainda ajustes de acabamento.

A piscina utilizada para hidroginástica apresentou pequenos vazamentos após os testes realizados (Foto: Leonardo Moniz/Selam)

A empresa responsável pela obra se comprometeu a sanar todos os problemas apontados até a próxima segunda-feira, 22/11. Na sequência, terá início o enchimento da piscina semiolímpica, que comporta 875 mil litros, para a realização de novos testes. O processo deve demorar aproximadamente 20 dias e será feito com mangueiras para evitar problemas com o abastecimento de água na região. "Nós precisamos realizar os testes para evitar novas complicações. A partir dessas avaliações, notificamos pela terceira vez a empresa, que não se eximiu de sanar os problemas", afirmou Bassinello.

"Listamos os pontos que mais precisam de atenção e na próxima segunda-feira, no mais tardar, devemos finalizar tudo para a entrega final. Identificamos um pequeno vazamento na piscina de hidroginástica que foi gerado pelo encontro entre a nova laje e a estrutura antiga da piscina, mas são coisas que conseguimos resolver. Os novos filtros serão instalados e depois que a Prefeitura encher, faremos os novos testes. São coisas pontuais que conseguiremos sanar rapidamente", garantiu Luan Vieira Moraes, representante da Spalla Engenharia Eireli na visita técnica e engenheiro responsável pela obra.

"Fizemos a opção técnica de não encher a piscina semiolímpica antes de resolver as pendências. Cabe ressaltar também que a Prefeitura não pagou a última parcela do contrato. Isso além da garantia que a empresa dá, o que corresponde a 5% do valor da obra depois do recebimento provisório. São duas garantias que temos", disse Bassinello. A Prefeitura de Piracicaba já pagou cerca de 93% do total, o que equivale ao acumulado de R$ 1.204.752,11, restando pagar R$ 87.881,37. A reforma do Complexo Aquático começou em julho do ano passado e custará R$ 1.292.633,48. Inaugurado em 1976, o espaço foi fechado em julho de 2018, quando apresentava vazamentos de 125 metros cúbicos por dia.

PREVISÃO – A nova previsão para conclusão da obra é para a segunda quinzena de dezembro, com a inauguração do espaço em janeiro de 2022. No local, serão desenvolvidas as atividades referentes aos programas da Selam, como o PAM (Programa de Atividades Motoras) e o PDB (Programa Desporto de Base), com aulas de natação, hidroginástica e demais atividades aquáticas. O PDB é destinado para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade; o PAM atende pessoas com idade acima de 18 anos. No momento, as modalidades estão sendo realizadas na AFPMP (Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Piracicaba) e no Clube Cristóvão Colombo. Novas inscrições devem ser abertas no início do próximo ano.