Piracicaba conquista 5 títulos nos Jogos Metropira

*Texto: Leonardo Moniz/Selam | Fotos: Leonardo Moniz/Selam e Isabela Borghese/CCS

Piracicaba foi representada na natação pelos atletas do PDB

Piracicaba foi representada na natação pelos atletas do PDB

Piracicaba conquistou o título de cinco categorias dos Jogos da Região Metropolitana de Piracicaba – Metropira 2022. O evento, organizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), terminou no último fim de semana e reuniu mais de 450 atletas na faixa etária dos 13 aos 16 anos de idade. Foram disputadas seis modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, natação e vôlei. A primeira edição contou com a participação de 13 cidades. Além de Piracicaba, estiveram presente Águas de São Pedro, Anhembi, Charqueada, Cordeirópolis, Elias Fausto, Iracemápolis, Limeira, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, São Pedro e Santa Maria da Serra.

A equipe piracicabana se sagrou campeã no basquete feminino, futsal feminino, natação feminino, natação masculino e vôlei masculino. A delegação que representou a Selam ficou com o vice-campeonato no basquete masculino, handebol feminino, handebol masculino e vôlei feminino. Piracicaba também foi ao pódio duas vezes no atletismo, com o terceiro lugar no feminino e no masculino. “Agradecemos a participação de todos que nos ajudaram a realizar o evento: cidades, técnicos, professores, diretores, secretários, prefeitos, o público que nos prestigiou e, em especial, os atletas que abrilhantaram a competição”, destacou o secretário da Selam, Hermes Balbino.

RESULTADOS – As finais de todas as modalidades aconteceram no último sábado, 12/11. O voleibol masculino fechou a competição no ginásio de esportes do Sesi. Piracicaba venceu nas semifinais a representação de Elias Fausto por 2×0, mesmo placar do triunfo de Rio das Pedras sobre Santa Maria da Serra no segundo confronto eliminatório do dia. A decisão do terceiro lugar foi vencida pelos serrenses: 2×0. No duelo que encerrou o torneio, a festa foi piracicabana. Com uma vitória pelo placar de 2 sets a 0 sobre Rio das Pedras, o elenco comandado pelo técnico Lade deu a volta olímpica e levantou a taça.

A equipe feminina de basquete de Piracicaba conquistou o título da competição - Foto Isabela Borghese

A equipe feminina de basquete de Piracicaba conquistou o título

As finais do vôlei feminino também foram sediadas no Sesi. Na primeira semifinal, Rio Claro venceu Rio das Pedras por 2 sets a 1. No segundo jogo, foi a vez de Piracicaba superar Limeira com um triunfo por 2×0. Na equilibrada disputa pela medalha de bronze, as rio-pedrenses levaram vantagem sobre as limeirenses em mais uma partida decidida em três sets: 2×1. A  final também foi marcada pelo equilíbrio. Após três parciais, Rio Claro ganhou de Piracicaba por 2 sets a 1.

A rodada decisiva da natação colocou frente a frente as equipes de Piracicaba e Águas de São Pedro no Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves. Nas provas femininas, Águas de São Pedro venceu nos 50 m livres, enquanto Piracicaba levou vantagem nos 50 m peito e nos 50 m costas. Já nas provas masculinas, os piracicabanos conquistaram o lugar mais alto do pódio nos 50 m peito, e o time de Águas de São Pedro garantiu o ouro nos 50 m livres e nos 50 m costas.

O Complexo Esportivo Prof. José Carlos Callado Hebling, no bairro Parque Prezotto, recebeu as finais do torneio de handebol feminino e masculino. Em ambas, a cidade de Rio Claro superou Piracicaba. Entre os homens, a vitória foi pelo placar de 29×12. Já entre as mulheres, o triunfo rio-clarense foi pelo marcador de 21×17.

O Sesi Piracicaba também foi palco para as finais do atletismo. Nas modalidades femininas, o título de campeão geral ficou com Saltinho, que venceu as provas de 100 m e 200 m, além do revezamento 4×100 m e do salto em distância. Já nas modalidades masculinas, quem levou o título foi Águas de São Pedro – os campeões venceram o revezamento 4×100 m e faturaram uma prata e um bronze no salto em distância, e mais um bronze nos 100 m.

Piracicaba se sagrou campeã no torneio de futsal feminino - Foto Leonardo Moniz

Piracicaba se sagrou campeã no torneio de futsal feminino

O futsal masculino, no Parque Prezotto, coroou como campeã a cidade de Elias Fausto, que passou nas semifinais por Saltinho e venceu na decisão a representação de Iracemápolis pelo placar de 3×1. No feminino, a festa foi piracicabana: com uma vitória por 2×0 sobre Rio das Pedras, a equipe piracicabana garantiu o título da primeira edição do evento.

As fases semifinal e final do basquete foram realizadas no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. O torneio masculino foi vencido por Rio Claro, que confirmou a melhor campanha ao longo da competição e venceu Piracicaba na decisão por 44×22. Na competição feminina, quem se deu bem foi Piracicaba. O time comandado pela treinadora Ana Christofoletti foi campeão ao derrotar no jogo final a representação de Cordeirópolis com o resultado de 48×13.




‹ Voltar