O professor Paulo Camargo foi o responsável pela condução da atividade (Foto: Divulgação)

Uma parceria entre a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) permitiu a realização de quatro oficinas de tênis de mesa para os alunos do quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Enedina Lourenço Vieira. As atividades ocorreram entre os dias 27/06 e 30/06 e foram coordenadas pelo professor Paulo Camargo, ex-técnico da seleção brasileira e medalhista pan-americano, mundial e paralímpico, e atualmente assessor da Selam. No total, cerca de 120 alunos participaram das aulas sobre a modalidade no Núcleo Municipal de Tênis de Mesa.

"A parceria com a Educação foi fundamental para a realização do projeto, que será ampliado para o segundo semestre. Na primeira etapa, foram quatro oficinas com duração média de 1h15. A atividade inclui apresentação da modalidade, parte teórica com as noções básicas, demonstrações de efeitos e práticas de equilíbrio e controle com a raquete e a bolinha. Depois, realizamos dinâmicas com alvos na mesa e um bate-bola direcionado entre os alunos, finalizando com o desafio do professor. Foi muito gratificante participar do projeto e ver o entusiasmo dos alunos nas oficinas", detalhou Camargo.

Aberto desde março, o Núcleo Municipal de Tênis de Mesa foi instalado no ginásio multidisciplinar Walter Ferreira da Silva, antes utilizado apenas para artes marciais e lutas, no bairro Jaraguá (cruzamento entre as avenidas Abel Pereira e Madre Maria Teodora). O espaço, que possui uma quadra com 684 metros quadrados, arquibancadas, três vestiários, cinco mesas oficiais de 25 milímetros e suporte com redes e aparadores de bolinhas, pode ser utilizado pelo público de forma gratuita. Para solicitar o uso, é necessário entrar em contato pelo e-mail selam@piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3403-2648.

Antes das clínicas com os alunos da Escola Municipal Enedina Lourenço Vieira, a Selam já havia realizado uma ação com as crianças e adolescentes assistidos pela unidade Jaraguá do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). No segundo semestre, o objetivo é ampliar as atividades. "Nós queremos massificar a modalidade e o primeiro passo é que as pessoas conheçam e tenham acesso ao local o núcleo. A proposta é oferecer programas de desenvolvimento esportivo, ações comunitárias e até torneios envolvendo o tênis de mesa", finalizou Camargo.