PAM confirma três lives para o mês de abril

As já tradicionais lives realizadas pelo PAM (Programa de Atividades Motoras) têm três encontros virtuais confirmados para o mês de abril. A agenda foi divulgada nesta segunda-feira (5) pelo supervisor do programa e chefe da divisão de atividades motoras da Selam, Clevis Spada, que também é responsável pela condução do bate-papo online. As atividades, que reúnem profissionais da área da saúde, acontecem sempre às quartas-feiras, às 18h, com transmissão ao vivo pelo Instagram (@pam.piracicaba).

O primeiro convidado do mês, na próxima quarta-feira (7), será Leonardo Scarpato, que abordará o tema ‘idosos e deficiências: contexto histórico e a importância da prática esportiva’. Na semana seguinte, dia 14, Thaís Sporkens Magna fala sobre ‘exercícios físicos e cognitivos ao longo do envelhecimento’. No dia 21 de abril, a conversa será com Cássio Almeida e Hélio Yoshida, com a pauta ‘envelhecimento e a melhora da autoestima pela prática de exercícios físicos’. A agenda para o dia 28, última quarta-feira do mês, segue aberta.

Todos os convidados de abril fazem parte do Gepen (Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências), sob a coordenação da professora Paula Fernandes, vinculado à área de psicologia do esporte na Faculdade de Educação Física da Unicamp e que repercute nos campos de ensino, pesquisa e extensão e na produção de conhecimento nacional e internacional. O grupo foi idealizado em virtude da estreita relação construída entre a psicologia do esporte e as neurociências, buscando explicações psicológicas e biológicas que podem beneficiar o rendimento esportivo, as funções cognitivas, a tomada de decisões e o controle emocional.

Coordenado pela professora Monica Graner, o PAM é promovido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba. O programa, destinado aos adultos e terceira idade, foi idealizado na década de 1980. As atividades oferecidas são múltiplas, entre elas alongamento, condicionamento físico, hidroginástica, musculação, pilates, quimbol, vôlei adaptado, yoga e as ginásticas antiestresse, cerebral, funcional, laboral e localizada. Em razão da pandemia da Covid-19, os atendimentos estão sendo realizados apenas de forma virtual. Mais informações pelo telefone (19) 3403-2648.




‹ Voltar