Na abertura, Roberto Paes destaca desenvolvimento humano

Teve início nesta terça-feira (11) o projeto Esporte Educacional, organizado pela Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e pelo Sesc Piracicaba. Na primeira das quatro atividades propostas, Roberto Paes, professor titular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro (facilitador) da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro, abordou o tema ‘Esporte e Educação’.

No encontro, Paes elencou problemas como o “ensino do esporte fragmentado, com aulas repetitivas e desvinculadas do projeto pedagógico” dentro de uma escola, e também a “preocupação exagerada com as habilidades específicas”, a exclusão gerada pelo objetivo único de formar atletas e a “priorização de resultados a curto prazo”, no contexto de clubes, secretarias e projetos sociais.

Projeto Esporte Educacional - Roberto Paes

(Foto: Reprodução/Instagram @selampiracicaba)

O debate foi mediado por Eduardo Roberto Uhle, mestre em educação física e assistente técnico da gerência de desenvolvimento físico-esportivo do Sesc SP, e contou com a participação do secretário Hermes Balbino. “Nós temos que proporcionar oportunidades. O grande objetivo deve ser o desenvolvimento humano e por isso são importantes as pesquisas, os estudos e as reflexões”, afirmou Paes. O vídeo está disponível na íntegra no canal do Sesc Piracicaba no YouTube (www.youtube.com/sescpiracicaba).

O projeto Esporte Educacional tem pela frente mais três encontros, sempre às terças-feiras, às 15h, com transmissão pelo YouTube do Sesc Piracicaba. A participação é livre e gratuita. Acesse aqui a programação completa.




‹ Voltar