Morre aos 92 anos o professor Rubens Braga

*Texto: Leonardo Moniz | Foto: Instituto Formar

Morreu na manhã desta terça-feira, 12/07, o professor Rubens Leite do Canto Braga, personagem intimamente ligado ao esporte de Piracicaba. Braga, que tinha 92 anos, estava com a saúde debilitada e foi vítima de uma infecção pulmonar, segundo informou o filho João Braga, atualmente assessor da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). O velório teve início às 10h na sala 5 do Cemitério da Saudade. O corpo de Rubens Braga será enterrado às 17h.

Nascido em Piracicaba, no dia 23 de novembro de 1929, Rubens Braga foi graduado pela Faculdade de Educação Física da USP, e mestre em educação pela Unimep. Vereador por três mandatos nas décadas de 1960 e 1970, foi presidente da Câmara Municipal e participou da construção do Estádio Municipal Barão da Serra Negra e do Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. Apelidado como ‘Senhor Esporte’, foi um dos criadores dos Jogos da Paulista, evento posteriormente anexado pelo Estado e que deu origem aos atuais Jogos Regionais.

Rubens Braga foi o fundador do atual Instituto Formar

“Ele foi um humanista, sempre se preocupou com as pessoas mais necessitadas. Como professor, ensinou muito através da palavra, mas ainda mais através do exemplo. O Rubão era calmo e reservado, mas estava sempre bem humorado e com um riso tímido nos lábios. Temos a certeza que ele inspirou centenas, talvez milhares de crianças e adolescentes a buscarem o esporte como opção de vida. Foi um homem que deixou grandes marcas em nossa cidade”, destacou João Braga.

Professor de educação física por mais de 30 anos na Escola Estadual Prof. José de Mello Moraes, cargo do qual se dizia orgulhoso, Rubens Braga foi também preparador físico, técnico, conselheiro e presidente do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba; diretor e treinador da equipe masculina de basquete do XV nos tempos de Vlamir Marques e Pecente; presidente da Associação Desportiva Unimep, que contava no elenco com nomes como Magic Paula, Vânia Teixeira e Branca; e cofundador e professor por duas décadas do curso de educação física da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). De quebra, Braga ainda foi atleta e secretário de Esportes em Piracicaba, e fundou a Guarda Mirim, atual Instituto Formar.

“O professor Rubens Braga foi um exemplo para nós, dedicou a vida ao esporte e à educação. Foi uma referência na área de educação física de Piracicaba e para além dela. Hoje abrimos o dia com uma triste notícia, mas sabemos que, com certeza, ele cumpriu sua missão como educador e pessoa de bem”, afirmou o secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Hermes Balbino.