Morreu na manhã de hoje, terça-feira, 12/07, o professor Rubens Leite do Canto Braga, personagem intimamente ligado ao esporte de Piracicaba. Braga, que tinha 92 anos, estava com a saúde debilitada e foi vítima de uma infecção pulmonar, segundo informou o filho João Braga, atualmente assessor da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). O velório teve início às 10h na sala 5 do Cemitério da Saudade. O corpo de Rubens Braga será sepultado hoje, às 17h.

Nascido em Piracicaba, no dia 23 de novembro de 1929, Rubens Braga era graduado pela Faculdade de Educação Física da USP (Universidade de São Paulo), e mestre em educação pela Unimep. Vereador por três mandatos nas décadas de 1960 e 1970, foi presidente da Câmara Municipal e participou da construção do Estádio Municipal Barão da Serra Negra e do Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. Apelidado como 'Senhor Esporte', foi um dos criadores dos Jogos da Paulista, evento posteriormente anexado pelo Estado e que deu origem aos atuais Jogos Regionais.

Braga teve importante atuação no esporte e foi criador da Guarda Mirim, hoje Instituto Formar (Foto: Bolly Vieira)

O prefeito Luciano Almeida lamentou o falecimento de Rubens Braga. “Ele contribuiu muito para o avanço de Piracicaba em diversas áreas, além da educação física. Sua atuação foi marcante no esporte, no nosso XV de Novembro, e também na política, onde atuou como vereador e foi presidente da Câmara. E não podemos deixar de destacar o seu papel na criação da Guarda Mirim, hoje Instituto Formar, responsável por mudar a vida de muitos piracicabanos. Meus sentimentos à família”.

"Ele foi um humanista, sempre se preocupou com as pessoas mais necessitadas. Como professor, ensinou muito por meio da palavra, mas ainda mais por meio do exemplo. O Rubão era calmo e reservado, mas estava sempre bem humorado e com um riso tímido nos lábios. Temos a certeza de que ele inspirou centenas, talvez milhares de crianças e adolescentes a buscarem o esporte como opção de vida. Foi um homem que deixou grandes marcas em nossa cidade", destacou João Braga.

Professor de educação física por mais de 30 anos na Escola Estadual Prof. José de Mello Moraes, cargo do qual se dizia orgulhoso, Rubens Braga foi também preparador físico, técnico, conselheiro e presidente do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba; diretor e treinador da equipe masculina de basquete do XV nos tempos de Vlamir Marques e Pecente; presidente da Associação Desportiva Unimep, que contava no elenco com nomes como Magic Paula, Vânia Teixeira e Branca; e cofundador e professor por duas décadas do curso de educação física da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). De quebra, Braga ainda foi atleta e secretário de Esportes em Piracicaba, e fundou a Guarda Mirim, atual Instituto Formar.

"O professor Rubens Braga foi um exemplo para nós, dedicou a vida ao esporte e à educação. Foi uma referência na área de educação física de Piracicaba e para além dela. Hoje abrimos o dia com uma triste notícia, mas sabemos que, com certeza, ele cumpriu sua missão como educador e pessoa de bem", afirmou o secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Hermes Balbino.