Metropira 2022 reunirá 11 cidades e mais de 400 atletas

*Texto: Leonardo Moniz/Selam | Foto: Isabela Borghese

Onze cidades vão participar da primeira edição dos Jogos da Região Metropolitana de Piracicaba – Metropira 2022. O evento poliesportivo será organizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), e terá um calendário com três datas, nos dias 5, 6 e 12 de novembro. A competição deve reunir mais de 400 atletas na faixa etária dos 13 aos 16 anos de idade – o número pode chegar a 500, conforme as inscrições individuais de cada município. Serão seis modalidades em disputa: atletismo, basquetebol, futsal, handebol, natação e voleibol.

Estão confirmadas no Metropira as delegações de Águas de São Pedro, Anhembi, Charqueada, Elias Fausto, Iracemápolis, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, São Pedro e Santa Maria da Serra, além da anfitriã Piracicaba, que será representada pelos alunos do Programa Desporto de Base (PDB).

Hermes Balbino, secretário da Selam, destacou os frutos que o evento pode gerar para o público-alvo

Hermes Balbino, secretário da Selam, durante a apresentação do Metropira

“Estamos muito satisfeitos com o interesse demonstrado e a resposta dos secretários de esporte das cidades que fazem parte da RMP. É o primeiro evento e, obviamente, vamos construir ações para que o Metropira cresça a cada edição. A ideia no futuro é ampliar o número de participantes e de modalidades”, afirmou Hermes Balbino, secretário da Selam.

Balbino destacou ainda que a iniciativa é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal para o público-alvo. “Nessa faixa etária, os jovens estão se apresentando para o mundo e se testando com os jogos. Essa relação com o ambiente esportivo, não só do ponto de vista competitivo, mas também de conhecer pessoas, cria uma memória afetiva. Nós queremos oferecer uma atmosfera coerente e saudável, para que a vivência contribua para que o esporte faça parte da vida de cada um dos participantes, aumentando assim o número de praticantes”, completou o secretário.

A criação dos Jogos foi anunciada pela Selam no início do mês de setembro, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMP, em Águas de São Pedro. O regulamento geral do Metropira 2022, assim como a tabela oficial de cada modalidade e os locais de competição serão definidos nos próximos dias, após a realização do congresso técnico envolvendo representantes de cada município inscrito.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (19) 3403-2648 ou pelo e-mail metropira@piracicaba.sp.gov.br.




‹ Voltar