A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) recebeu uma visita especial ontem, quinta-feira, 15/07. Uma semana antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, agendada para a próxima sexta-feira, 23/07, a Pasta foi visitada pela medalhista olímpica e campeã mundial de basquete, Magic Paula. Dona de dezenas de títulos defendendo Piracicaba e a Seleção Brasileira, a ex-jogadora e atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Basquete conheceu as instalações do Engenho Central e conversou com a equipe da Selam durante cerca de uma hora sobre experiências que viveu dentro e fora de quadra, no setor público.

A reunião ainda promoveu o encontro de três integrantes da geração que conquistou no basquete feminino a histórica medalha de prata para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996: além de Paula, a irmã e ex-jogadora Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, que hoje ocupa o cargo de assessora de gabinete na Selam, e o secretário Hermes Balbino, então preparador físico da seleção. "Essa atmosfera traz boas lembranças. São pessoas que fazem parte da nossa história de vida, muitas das coisas que queremos expressar aqui aprendemos com essas duas moças", destacou o secretário.

Magic Paula, Hermes Balbino e Branca: trio conquistou a prata olímpica pela seleção brasileira nos Jogos de Atlanta, em 1996

Magic Paula reforçou a confiança na gestão atual, capitaneada por Hermes, a quem chama de mestre. "É uma alegria estar com o Hermes e a Branca. O Hermes é o meu mestre, uma pessoa pela qual eu torço muito. Acompanho à distância, mas tenho certeza de que é a pessoa certa no lugar certo. Eu havia prometido essa visita e combinamos de bater um papo com a equipe, contar histórias e falar do que o esporte representa na vida, além de compartilhar um pouco da minha experiência no setor público. Piracicaba está em boas mãos. A cidade vai se recuperar desse momento de pandemia e a equipe vai mostrar um excelente trabalho", afirmou.

Branca relembrou as experiências positivas vivenciadas pelo trio. A medalhista olímpica disse que o aprendizado coletivo no basquete pode contribuir para o êxito dos projetos que a Selam prepara para a sequência do mandato. "Atravessamos um momento em que esses elementos profissionais e os nossos valores podem contribuir. Sempre trabalhamos em equipe e assim está sendo. Buscamos construir projetos, consolidar os programas existentes e o conhecimento desempenha um papel fundamental nesse contexto. A confiança é plena: na irmã mais velha e no mestre eterno", falou a assessora de gabinete.

Magic Paula conversou com a equipe de trabalho da Selam no Engenho Central e contou experiências vividas ao longo da carreira

Na conversa com a equipe de trabalho, Hermes apontou novamente a missão de oferecer aos cidadãos piracicabanos oportunidades da prática físico-esportiva e enalteceu o exemplo de Paula e Branca. "Se hoje tenho essa oportunidade de estar aqui, é também porque elas me encantaram com o que fizeram. Ambas sabiam o que podiam transmitir às pessoas que as assistiam, vai muito além de um jogo. A Branca é muito conhecida pela garra, pela vontade; a Paula pela elegância e inteligência. São exemplos grandiosos do que o esporte pode fazer pelas pessoas, exemplos de vida que queremos trazer para o nosso cotidiano. Acredito muito na potência educativa que o esporte tem", finalizou o secretário.