{mosimage}O prefeito Barjas Negri, acompanhado do secretário municipal de Esportes, Pedro Mello, anunciou hoje (23) investimentos de R$ 1,615 milhão em novas obras. O destaque, além das reformas do Ginásio do Jaraguá e do Estádio Barão de Serra Negra, é a construção do primeiro mini-ginásio poliesportivo da região do Piracicamirim. O secretário de Meio Ambiente, Rogério Vidal e Silva, também esteve na coletiva. Durante a entrevista, Barjas e Pedro Mello fizeram balanço das obras esportivas que estão em execução, em conclusão e das concluídas no primeiro semestre deste ano, algumas delas em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). A intenção das duas secretarias é de levar opções de lazer à população dos bairros. As obras anunciadas hoje, segundo o prefeito Barjas Negri, estão em diferentes estágios de licitação. O principal investimento é a construção do primeiro mini-ginásio na região do Piracicamirim. A obra será licitada em agosto. Investimento estimado em R$ 500 mil reais. Também são destaques no pacote a reconstrução do Ginásio de Esportes do Jaraguá e do Estádio Barão de Serra Negra. O prefeito ressaltou que é necessário investir no apoio aos clubes e na melhoria das condições dos equipamentos públicos esportivos, recuperando alguns e construindo outros. Ele disse que estas melhorias exigirão um trabalho com a comunidade. “Sempre que houver ocupação dos espaços, com bons treinamentos, participação dos jovens e das associações e centros comunitários, o nível de depredação é muito pequeno. Do contrário se não houver muita atividade corre-se o risco de acontecer depredações”.Barjas Negri observou que a administração tem recuperado campos de futebol amador, onde a carência era muito grande. “Estamos concluindo cinco para sediar os jogos amadores, além da construção de ginásios de esportes na região da Paulicéia, agora no Piracicamirim e a recuperação do ginásio do Jaraguá e com isso, as cinco regiões da cidade estão contempladas com equipamentos cobertos para que a comunidade realizar suas atividades esportivas”.Pedro Mello disse que o objetivo dessas melhorias é descentralizar o lazer e permitir a ocupação dos espaços públicos pela comunidade para atividades esportivas, preservando a convivência familiar. “Essas melhorias permitirão a melhoria da qualidade de vida da população e a colocação do município no cenário esportivo nacional. As obras além de servir aos Jogos Abertos poderão ser utilizadas pela população após o final da competição, possibilitando a inclusão social e esportiva”.Complementam o pacote do Esportes a construção de dois campos de malha no Jaraguá; implantação de 10 campos de areia e instalação de alambrados e iluminação em outros 10. Estão previstas as construções de mais três campos de futebol amador: Vila Sônia, Novo Horizonte e Parque São Jorge. Do início desta Administração até hoje já foram construídos cinco campos de futebol amador nos bairros São Francisco/Taquaral, Jaraguá (em conclusão), Vila Industrial, Astúrias e do Jardim Tóquio. Em execução, a Prefeitura está reformando o gramado do Estádio Barão da Serra Negra; construindo a pista de skate do Piracicamirim; instalando o campo de areia do Jardim Monte Rey, com alambrado e iluminação; os vestiários do Palmeirão e da Área de Lazer do Trabalhador estão em reformas; o Centro Esportivo da Paulicéia ganhará vestiários; numa parceria com a Secretaria de Agricultura (SEMA) está sendo construído campo de futebol amador no São Jorge/Nova Suíça. Estes investimentos somam cerca de R$ 685 mil reais. {mosimage}Em conclusão, como relata do secretário Pedro Mello, estão o campo de futebol amador do Jaraguá e as quadras poliesportivas do Jardim Boa Esperança, Jardim São Paulo, Bosques do Lenheiro e Santa Rosa. Estas quadras estão instaladas em escolas do Estado e do município. Investimento de R$ 271 mil reais. No primeiro semestre deste ano foram concluídas 13 obras: dois campos de futebol amador com vestiários nos bairros da Vila Industrial e Astúrias e 11 campos de areia, que têm alambrado e outros também a iluminação. A Prefeitura investiu cerca de R$ 393 mil reais nestas obras, beneficiando moradores dos bairros Bela Vista, Nova Capri (Santa Teresinha), Minas Novas, Nhô Quim, Bosque dos Sabiás, Morada do Sol, Javari III e Parque Piracicaba.