Com a modernização do Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves, o esporte de Piracicaba voltará a ter um espaço multiuso que atenderá centenas de usuários diariamente para prática de aulas de natação e hidroginástica.
No local, cuja obra terá inicio em julho, será construída uma piscina semiolímpica que atenderá com tranquilidade a demanda das aulas de iniciação e treinamento de atletas, além da realização de eventos. Uma outra piscina será construída para atender as aulas de hidroginástica, principalmente de grupos da Terceira Idade e outras atividades. Nos dias de competições, a piscina semiolímpica servirá de apoio e aquecimento aos atletas competidores. Também serão instalados no local bancos em alvenaria e um espaço em forma de galeria técnica, para facilitar a vistoria e manutenção das novas piscinas.
Desde o fechamento da piscina (julho de 2018), as aulas de hidroginástica foram transferidas para outros locais do município, mediante parcerias que a Prefeitura vem realizando ao longo dos anos com entidades, associações e instituições do município, como o Cristovão Colombo, Clube de Campo, Associação dos Funcionários Públicos Municipais, Oratório São Mário e Sesi.
“Por meio dessas parcerias, no qual a Prefeitura agradece o apoio, o trabalho não é prejudicado, conseguimos atender a demanda e diminuímos ainda o custo de manutenção”, explica o secretário municipal de Esportes, Pedro Mello. Ele ressalta ainda que “o município terá um complexo aquático moderno e que atenderá centenas de pessoas que praticam esporte em nossa cidade”. O valor do contrato com a empresa que fará o serviço é de R$ 1.292.633,48 e os recursos são oriundos do Financiamento à Infraestrutura do Governo Federal e emendas parlamentares.
INVESTIMENTO NO ESPORTE
Ao longo dos últimos anos, o município vem investindo na construção, reforma e modernização dos espaços esportivos. “Temos um compromisso com a população de recuperar e criar novos espaços esportivos”, afirma o prefeito Barjas Negri. “A piscina municipal, por exemplo, é um patrimônio do esporte da cidade e merece esse expressivo investimento”.
O prefeito destaca somente nesse ano a construção de uma novo campo de futebol no Jardim Gilda, reforma nos campos do Sol Nascente (foto) e Caxambú, das quadras esportivas do Monte Libano e Tupi, além da construção de academias ao ar livre dos bairros Vale do Sol, Colina Verde, Jardim São Benedito, Vila Bessy e São Francisco/Taquaral, e vestiários do Novo Horizonte e Algodoal (Vera Cruz).
A pratica esportiva combate o sedentarismo, além de proporcionar melhor convívio social. “Atualmente, são mais de 100 academias ao ar livre espalhadas pelo município. Esses espaços promovem o lazer e contribuem para melhoria da qualidade de vida da população”, destaca o secretário Pedro Mello.
Nos últimos anos, o esporte do município foi contemplado com outros investimentos, como o Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas que foi reformado e ganhou piso flutuante e cadeiras; o Estádio Municipal Barão de Serra Negra (foto) que passou por ampla reforma na parte elétrica, hidráulica, sanitários, cabines de imprensa, instalação de cadeira e manutenção período do campo; construção do Ginásio de Lutas e Artes Marciais no bairro Jaraguá, além da reforma (pintura e cobertura) dos ginásios Garcia Neto, Vila Resende, Jaraguá, Santa Teresinha e Prezotto.
“Seguimos investindo no lazer, com a reforma de espaços e construção de outros, contribuindo com a promoção do esporte e atendendo a demanda da comunidade piracicabana”, finaliza Barjas Negri.