Inês emocionou o público com a apresentação de teclado

Rodeada por uma plateia lotada de rostos conhecidos, dona Inês de Souza ajeita o corpo no banquinho de madeira, alonga os dedos e olha para o teclado sem esconder a inquietação. "Estou nervosa", revela com um sorriso de canto de boca, enquanto se esforça para lembrar as notas. Em cima de um palco improvisado na Estação Idoso, Inês está prestes a apresentar para os colegas a música A Casa, de Vinícius de Moraes. A ansiedade passa com o primeiro toque na tecla e após a exibição, o que se ouve são apenas aplausos. Alívio para Inês, cujo padrinho, Newton de Almeida Mello, compôs o Hino de Piracicaba. "É uma responsabilidade, né?", diz para o público que a ovaciona.

O desafogo de Inês, porém, não foi apenas por apresentar bem a canção, mas também por recordá-la. Inês luta contra o Alzheimer, doença progressiva que afeta a memória. Na plateia estavam seus colegas das aulas de ginástica cerebral, que é oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). A salva de palmas aconteceu durante o Show de Talentos, que é promovido anualmente pelo Programa de Atividades Motoras (PAM), em uma iniciativa da professora Rita Fenalti.

A professora Rita Fenalti é responsável pela iniciativa do Show de Talentos

"O objetivo é valorizar a arte e incentivar as pessoas idosas a aprenderem um instrumento musical, cantar, dançar, desenhar e pintar, entre outras expressões culturais, como o artesanato. Além disso, o Show de Talentos é também uma oportunidade para a integração social e o desenvolvimento da autoestima", contou Rita. O evento, que neste ano aconteceu no dia 30/11, teve a participação dos idosos que frequentam as atividades ofertadas na Estação Idoso e as presenças do Grupo Viva Melhor, Centro Dia do Idoso e Lar dos Velhinhos, além de alunos das turmas de ginástica cerebral do PAM.

Inês não foi a única a subir ao palco para emocionar o público no Show de Talentos. Luiz Lacerda, que já tem quatro filhos, seis netos e três bisnetos, apresentou aos espectadores algo que aprendeu quando tinha 16 anos: tocar o Hino de Piracicaba com uma gaita de boca. Já o seu Escarlino Vital brilhou no cavaquinho, instrumento que conheceu aos 15 anos. "Ganhei de um tio e desenvolvi sozinho, depois tocava nos bailes da cidade e carnavais de rua. Aqui na Paulista, eu tocava quando tinha o trem da Sorocabana", relembrou. A colega dele, Edázima Aidar, que é psicóloga e psicanalista, deu um show à parte: dançou flamenco ao som da música Granada. "Nos anos anteriores, ela dançou samba e dança do ventre", relatou a professora Rita. "A dança é minha paixão", completou Edázima.

Escarlino arrancou aplaudos da plateia com o seu cavaquinho

O público ainda foi contemplado com o repertório do grupo Choro de Varanda; o talento de dona Deuzenir dos Santos, que tocou Saudade de Matão no acordeão; Raquel Penna, que também apresentou a música Granada, usando o canto e o violão; e as habilidades de seu Valentin Ferreira da Silva, torneiro mecânico que soltou a voz nas canções Um Dia de Domingo e A Volta do Boêmio. A abertura ficou por conta do violinista Felipe Porsebon, que integra a Orquestra Sinfônica de Piracicaba.

O Show de Talentos também teve vários artistas expositores: Adelaide Mendes, Celia Quadrado, Deuzenir dos Santos, Maria Lucia Simon e Teresa de Jesus Freitas no artesanato; Edenice Nalesso na escultura; Roberto Turin no desenho; Luiz Lacerda na marchetaria; Maria Helena e João Cerignoni na exposição de orquídeas; Rosenice Duarte na pintura de quadros, Maria Thereza Tonus na xilografia e escultura; e Silvana Fonseca nas pinturas em tecido.

Deuzenir tocou a música Saudade de Matão no acordeão

PAM – Idealizado no fim da década de 1980, o Programa de Atividades Motoras é destinado aos adultos e para a terceira idade, especialmente às mulheres, que representam aproximadamente 75% do público participante – são cerca de 4.000 atendimentos semanais em aproximadamente 80 núcleos espalhados pelos centros comunitários, praças esportivas, salões, varejões e ruas da cidade.

As atividades são gratuitas aos munícipes piracicabanos com idade a partir de 18 anos. São múltiplas modalidades, entre elas: alongamento, atividades lúdicas, atividades motoras, atividades orientadas, caminhada, cross training, dança fit, defesa pessoal, ginástica cerebral, ginástica funcional, ginástica laboral, ginástica localizada, ginástica motora, grupo de corrida, macroginástica, pilates, quimbol e vôlei adaptado. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (19) 3422-0233 ou pelo Instagram @pam.piracicaba.