
Balbino está ligado ao esporte local desde a década de 1980 (Foto: Selam)
O piracicabano Hermes Ferreira Balbino, 56, é o novo secretário da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). Nomeado para o cargo pelo prefeito Luciano Almeida (DEM), Balbino é educador físico, psicólogo e doutor em ciências do esporte, e está ligado ao esporte local desde a década de 1980, quando iniciou a trajetória como preparador físico em equipes de futsal, passando na sequência por modalidades como o voleibol e o tênis de mesa. O profissional, porém, ganhou notoriedade pelo trabalho desenvolvido no basquete.
No esporte da bola ao cesto, Balbino conquistou o título mundial de 1994, na Austrália, e a histórica medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, ambos como preparador físico da seleção brasileira. O piracicabano exerceu atividade semelhante na comissão técnica do time feminino do BCN/Piracicaba, bicampeão brasileiro e campeão sul-americano em 1991. Balbino também passou pela Nossa Caixa/Ponte Preta, integrando o grupo campeão mundial em 1993, e retornou a Piracicaba no ano seguinte, pela Cesp/Unimep.
O excelente currículo rendeu uma oportunidade na seleção brasileira de basquete, onde permaneceu entre 1990 e 1999. No futebol, o atual secretário da Selam atuou em equipes como a Portuguesa, em 2013, e mais recentemente a Chapecoense, em 2018, desenvolvendo o trabalho de coaching. Balbino ainda possui dois livros publicados: ‘Pedagogia do Esporte: Contextos e Perspectivas (2005)’ e ‘Inteligências Múltiplas: Uma experiência em pedagogia do esporte e da atividade física no Sesc São Paulo (2015)’.
“Vamos colocar um foco grande na iniciação e na formação esportiva, além de eventos que envolvam a criação e o fortalecimento de uma cultura esportiva na cidade. A proposta é valorizar muito a participação do cidadão. A proposta é olhar também para novas possibilidades de incrementar a iniciação e a formação, o que para nós é muito significativo, e entender como podemos desenhar um projeto sustentável para quem deseja trilhar um caminho a longo prazo no esporte”, afirmou o novo secretário.