Ginastas da Selam vão ao pódio em competições nacionais

*Texto: Leonardo Moniz/Selam

Estreante no Campeonato Brasileiro e no Torneio Nacional de Ginástica Acrobática, a equipe do Programa Desporto de Base (PDB), que é desenvolvido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), encerrou a participação nas duas competições com quatro medalhas. Giovana Lima e Sabrina Andrade conquistaram a prata no pré-infantil do Brasileiro, principal evento do país na modalidade. No Torneio Nacional, Henrique Ferreira e Mateus Santos ficaram com o ouro no nível 5 para duplas masculinas (categoria iniciante), assim como o trio feminino formado por Laura Travaglini, Juliana Lopes e Maria Eduarda Rodrigues no nível 6 (intermediário 2). De quebra, Eline Dini e Beatriz Batagello garantiram a prata na dupla feminina nível 5 (iniciante).

O grupo piracicabano estreou em eventos nacionais

O grupo piracicabano estreou em eventos nacionais no ABC Paulista

As duas competições foram organizadas pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e aconteceram entre os dias 22 e 26 de setembro, em São Caetano do Sul. Pela primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19, os campeonatos foram realizadas com a presença de público. Comandado pela professora Maria Dilailça, o grupo PDB também foi representado nos eventos pelas ginastas Luana Beatriz Sant’Ana, Lívia Maria Ferreira, Victória Venceslau da Cruz, Alice Pietrobon Cezarino, Iany Montesuma Lima, Heloise do Carmo Ribeiro e Helena Brevigrieli.

“Cumprimos o objetivo. Os ginastas acertaram as séries, não sofremos nenhuma queda. A avaliação é de que competimos muito bem, ainda mais se considerarmos o tamanho do evento. Nossa equipe nunca teve a oportunidade sequer de assistir, quanto mais de participar de competições como essas. O aprendizado foi grande, eles voltam para Piracicaba motivados a treinar mais. Foi um estímulo importante nesse sentido”, destacou Maria Dilailça.

“Competimos em São Caetano do Sul contra os melhores atletas do Brasil na ginástica acrobática, são ginastas que vão participar do Pan-Americano de Bogotá, em novembro, na Colômbia. Após o evento, recebemos os cumprimentos de muitos técnicos. Éramos os caçulas e os elogios pela nossa evolução nos encheram de orgulho. O apoio da Prefeitura de Piracicaba foi essencial e espero esse que seja o primeiro de muitos campeonatos de alto nível nacional”, completou a professora. O Torneio Nacional de Ginástica Acrobática contou com a participação total de 170 atletas de dez agremiações, enquanto o Campeonato Brasileiro reuniu cinco clubes e 55 ginastas. 

A equipe do PDB foi quatro vezes ao pódio nas competições

A equipe do PDB foi quatro vezes ao pódio nas competições nacionais




‹ Voltar