Engenho Central recebe Training Camp e torneio de ginástica acrobática neste fim de semana

*Texto e fotos: Leonardo Moniz/Selam

Cerca de 60 ginastas da Selam participam dos eventos no fim de semana

Cerca de 60 ginastas da Selam participam dos eventos no fim de semana

Dois eventos realizados pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), movimentam o próximo fim de semana no Centro Multiesportivo do Engenho Central (Barracão 14C). No sábado, 4/12, acontece o Training Camp de Ginástica Acrobática. No domingo, 5/12, é a vez do Troféu Lineg – Liga Nacional de Esportes Gímnicos. A iniciativa é do Programa Desporto de Base (PDB), que será representado nas atividades por 60 alunas e alunos divididos em grupos femininos (trios), além de pares femininos, masculinos e mistos (duplas).

Aberto a todos os professores de educação física interessados, o Training Camp de Ginástica Acrobática começa às 9h e está previsto para terminar às 18h. No período da manhã, serão realizadas vivências com alongamentos, aquecimento, preparação física geral e específica, e exercícios estáticos. A tarde está reservada para os exercícios específicos, dinâmicos e acrobáticos. “É um evento que tem o objetivo de divulgar, estimular, desenvolver e vivenciar as experiências técnicas, proporcionado aos alunos de ginástica acrobática do PDB a possibilidade de evolução técnica. Também visamos oportunizar o conhecimento das técnicas da modalidade aos profissionais de educação física em Piracicaba”, afirmou o secretário Hermes Balbino.

As aulas de ginástica acrobática do PDB acontecem no Engenho Central

As aulas de ginástica acrobática do PDB acontecem no Engenho Central (Foto: Leonardo Moniz/Selam)

O Training Camp inclui ainda três oficinas com as professoras Jessica Prado Lima, técnica de ginástica artística e acrobática da Sociedade Esportiva Palmeiras desde 2001, Claudia Garcia, mestre em ciência do movimento e coordenadora da Assedec/Santo André (Associação Educacional, Esportiva e Cultural), e Maria Dilailça, a Dila, mestre em ciência do movimento humano e responsável por comandar a modalidade no Projeto Desporto de Base.

“Durante os anos de 2020 e 2021, algumas equipes treinaram juntas em plataformas virtuais para manter o condicionamento físico, a técnica e ainda incentivar ginastas a não desistirem da prática durante o período de pandemia. Isso, claro, sem participar de eventos presenciais, apenas virtuais. Desta forma, as duas atividades que teremos no fim de semana servirão para promover o encontro entre equipes, técnicos, e a troca de experiências e conhecimentos. Além disso, o Troféu Lineg servirá para verificar a capacidade e qualidade técnica de ginastas e equipes, bem como integrar e incentivar as instituições participantes a continuar com as práticas”, apontou Dila.

TROFÉU

A programação do Troféu Lineg, que reunirá as equipes da Selam, Assedec/Santo André e Palmeiras, tem início agendado para as 9h e encerramento às 15h. A atividade será aberta apenas aos pais e responsáveis pelos participantes, com a finalidade de evitar aglomeração. A competição será dividida em níveis técnicos e por faixa etária. “Queremos proporcionar aos nossos alunos e alunas a experiência de vivenciar uma competição, para que eles possam colocar em prática o que aprenderam nas aulas. É também uma oportunidade para avaliar as crianças, melhorar o condicionamento e a habilidade, além de trocar novos conhecimentos com outros atletas”, disse Dila.

Alunas do PDB, em treinamento prévio ao Troféu Lineg

As alunas do PDB, em treinamento prévio ao Troféu Lineg: ensaio geral (Foto: Leonardo Moniz/Selam)




‹ Voltar