Engenho Central recebe Training Camp e torneio de ginástica acrobática neste fim de semana

*Texto e fotos: Leonardo Moniz/Selam

Cerca de 60 ginastas da Selam participam dos eventos no fim de semana

Dois eventos realizados pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), movimentam o próximo fim de semana no Centro Multiesportivo do Engenho Central (Barracão 14C). No sábado, 4/12, acontece o Training Camp de Ginástica Acrobática. No domingo, 5/12, é a vez do Troféu Lineg – Liga Nacional de Esportes Gímnicos. A iniciativa é do Programa Desporto de Base (PDB), que será representado nas atividades por 60 alunas e alunos divididos em grupos femininos (trios), além de pares femininos, masculinos e mistos (duplas).

Aberto a todos os professores de educação física interessados, o Training Camp de Ginástica Acrobática começa às 9h e está previsto para terminar às 18h. No período da manhã, serão realizadas vivências com alongamentos, aquecimento, preparação física geral e específica, e exercícios estáticos. A tarde está reservada para os exercícios específicos, dinâmicos e acrobáticos. “É um evento que tem o objetivo de divulgar, estimular, desenvolver e vivenciar as experiências técnicas, proporcionado aos alunos de ginástica acrobática do PDB a possibilidade de evolução técnica. Também visamos oportunizar o conhecimento das técnicas da modalidade aos profissionais de educação física em Piracicaba”, afirmou o secretário Hermes Balbino.

As aulas de ginástica acrobática do PDB acontecem no Engenho Central

As aulas de ginástica acrobática do PDB acontecem no Engenho Central (Foto: Leonardo Moniz/Selam)

O Training Camp inclui ainda três oficinas com as professoras Jessica Prado Lima, técnica de ginástica artística e acrobática da Sociedade Esportiva Palmeiras desde 2001, Claudia Garcia, mestre em ciência do movimento e coordenadora da Assedec/Santo André (Associação Educacional, Esportiva e Cultural), e Maria Dilailça, a Dila, mestre em ciência do movimento humano e responsável por comandar a modalidade no Projeto Desporto de Base.

“Durante os anos de 2020 e 2021, algumas equipes treinaram juntas em plataformas virtuais para manter o condicionamento físico, a técnica e ainda incentivar ginastas a não desistirem da prática durante o período de pandemia. Isso, claro, sem participar de eventos presenciais, apenas virtuais. Desta forma, as duas atividades que teremos no fim de semana servirão para promover o encontro entre equipes, técnicos, e a troca de experiências e conhecimentos. Além disso, o Troféu Lineg servirá para verificar a capacidade e qualidade técnica de ginastas e equipes, bem como integrar e incentivar as instituições participantes a continuar com as práticas”, apontou Dila.

TROFÉU

A programação do Troféu Lineg, que reunirá as equipes da Selam, Assedec/Santo André e Palmeiras, tem início agendado para as 9h e encerramento às 15h. A atividade será aberta apenas aos pais e responsáveis pelos participantes, com a finalidade de evitar aglomeração. A competição será dividida em níveis técnicos e por faixa etária. “Queremos proporcionar aos nossos alunos e alunas a experiência de vivenciar uma competição, para que eles possam colocar em prática o que aprenderam nas aulas. É também uma oportunidade para avaliar as crianças, melhorar o condicionamento e a habilidade, além de trocar novos conhecimentos com outros atletas”, disse Dila.

Alunas do PDB, em treinamento prévio ao Troféu Lineg

As alunas do PDB, em treinamento prévio ao Troféu Lineg: ensaio geral (Foto: Leonardo Moniz/Selam)