Encontro debate retomada segura para a prática esportiva

Piracicaba foi sede nesta terça-feira, 24/08, para o primeiro Encontro dos Secretários de Esporte da Região Metropolitana de Piracicaba. O evento, que aconteceu no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, foi organizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). A atividade teve a abertura realizada pelo secretário de Esportes do Estado de São Paulo, Aildo Rodrigues Ferreira, e discutiu políticas públicas e a retomada das atividades físico-esportivas no contexto pós-Covid.

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, participou do encontro e enalteceu o desafio de resgatar a cultura da prática esportiva, principalmente as modalidades coletivas, prejudicadas desde março de 2020, devido às restrições impostas pela pandemia. “Os secretários poderão agir de forma integrada para recuperar o princípio da promoção do esporte, seguindo os protocolos da saúde e com o máximo cuidado. Nós também vamos propor ao governo do Estado a criação dos Jogos de Verão para as modalidades olímpicas e paralímpicas, que servirão de estímulo para quem quiser fazer desta atividade não só uma questão de saúde, mas uma questão profissional e de vida”, afirmou Luciano.

Magic Paula, vice-presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol

Magic Paula, vice-presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol

“A retomada da prática esportiva é importantíssima. O esporte foi o setor que mais sofreu com a pandemia, praticamente todas atividades ficaram paradas durante um ano e meio. Agora, o que mais precisamos é de cuidado e critério. Nós estamos analisando vários eventos, chamados de eventos modelos, e a partir do estudo desses eventos nós teremos critérios para uma retomada mais segura. Precisamos de testes, estudos e estatísticas para proporcionar segurança”, destacou o secretário estadual de Esportes.

PALESTRAS

A atividade contou com palestras realizadas por Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, ex-atleta profissional, educador físico e pós-graduado em gestão empresarial que hoje ocupa o cargo de secretário executivo de Esportes do Estado; Caroline Monacci e Welberti Silva, representantes do Instituto Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CGTI), que trataram sobre Lei de Incentivo ao Esporte; e de Magic Paula, medalhista olímpica e campeã mundial de basquete, e atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

“A proposta de reunir os secretários da Região Metropolitana de Piracicaba tinha como objetivo alinhar ações e compartilhar experiências relacionadas à promoção da atividade física nesse período tão complexo, e também estimular políticas públicas nesse novo contexto”, falou o secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Hermes Balbino. Perguntada sobre a volta do esporte presencial, Magic Paula também pediu cautela. “Estamos diante de um adversário que desconhecemos, que é a Covid-19, e buscamos as melhores estratégias. O poder público tem muita responsabilidade ao reabrir os seus espaços, então temos que pensar nessa retomada, sabendo que é importante seguir um protocolo. Esperamos que as atividades voltem em breve, mas isso dependerá de cada um de nós”, finalizou a medalhista olímpica em Atlanta 1996.

Caroline Monacci, palestrante CGTI

Caroline Monacci falou sobre Lei de Incentivo ao Esporte




‹ Voltar