O Complexo Aquático terá as atividades retomadas no mês de outubro (Foto: Leonardo Moniz/Selam)

O Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves será reativado no mês de outubro. A informação foi divulgada hoje, quarta-feira, 28/09, pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). As aulas de natação e hidroginástica, assim como as atividades do Projeto Clarear, serão retomadas no espaço a partir do dia 10/10, inicialmente apenas com os alunos já inscritos nas três modalidades – segundo a Pasta, novas inscrições serão abertas em novembro. "A ideia é retomar as atividades gradativamente, contemplaremos os alunos que já estavam realizando aulas no período do verão passado. Depois, vamos incluir novos alunos com a abertura de vagas", afirmou a professora de natação da Selam, Beatriz Beig.

Fechado desde 2018, o local passou por um processo de revitalização que começou em julho de 2020. A reforma custou o total de R$ 1.292.633,48 aos cofres públicos e foi realizada pela empresa Spalla Engenheria. O contrato entre as duas partes terminou em julho do ano passado, quando a Prefeitura de Piracicaba elaborou um relatório técnico que apontava problemas estruturais e a necessidade de ajustes. De lá para cá, o complexo passou por uma série de reparos e novos testes. A entrega da obra foi aceita no início deste mês de setembro pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), que deu o aval para utilização do espaço.

No complexo, serão desenvolvidos os programas da secretaria, como o PAM (Programa de Atividades Motoras) e o PDB (Programa Desporto de Base), com aulas de natação, hidroginástica e demais atividades aquáticas. O PDB é destinado para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade; o PAM atende pessoas com idade acima de 18 anos. O local também atenderá os alunos do Clarear, projeto direcionado a pessoas com deficiência física de todos as faixas etárias. Além disso, o espaço poderá abrigar eventos esportivos competitivos, como é o caso dos Jogos Metropira 2022.

Além do Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves, a Selam continuará oferecendo aulas gratuitas de natação e hidroginástica em outros dois núcleos: Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo e clube da AFPMP (Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Piracicaba), respectivamente. Assim, a secretaria deve ampliar o número de atendimentos para as atividades aquáticas – atualmente, cerca de 1.600 pessoas estão inscritas nas aulas, que acontecem semanalmente.

Inaugurado em 1976, o Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves teve a antiga piscina olímpica dividida em duas: uma semiolímpica (25×25 metros), que poderá receber competições, além de atividades de iniciação e treinamentos, e outra medindo 12,5×25 metros, que será utilizada especialmente para aulas de hidroginástica. A reconstrução inclui novos equipamentos, como bombas e tubulações, reduzindo o custo de manutenção.