Pela primeira vez, o Caipirandando teve uma rota totalmente urbana (Foto: Alexandre Nascimento/Selam)

A nona edição do Caipirandando bateu o recorde de participantes do evento no último domingo, 28/08, quando 215 pessoas participaram da caminhada organizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). Com uma rota especial, passando por diversos pontos turísticos da cidade, o Caipirandando teve um percurso de aproximadamente 21 km. A iniciativa fez parte das comemorações oficiais pelo aniversário de 255 anos de Piracicaba e teve duas novidades: pela primeira vez, o evento foi realizado em um domingo e teve um trajeto 100% urbano.

A saída aconteceu às 6h da Praça José Bonifácio, no Centro, em frente à Catedral Santo Antônio. A caminhada passou pelo Museu Prudente de Moraes, Mercado Municipal, Estação da Paulista, Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Estádio Municipal Barão da Serra Negra, Esalq-USP, Igreja Matriz Imaculada Conceição, Engenho Central, Parque do Mirante, Passarela Pênsil e Museu da Água, antes de terminar no calçadão da Rua do Porto. Foram duas paradas técnicas para hidratação: uma no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas e outra no Engenho Central.

O estádio Barão da Serra Negra foi um dos pontos visitados pelo Caipiradando (Foto: Alexandre Nascimento/Selam)

"O pessoal gostou bastante do caminho que preparamos. Alguns participantes comentaram que nunca tinham dado atenção aos pontos turísticos que visitamos e que o Caipirandando despertou o interesse por conhecer melhor a história de Piracicaba. Foi uma bela maneira de celebrar o aniversário de nossa cidade", destacou o chefe do setor de eventos da Selam, Alexandre Nascimento. A nona edição do evento teve ainda a colaboração dos professores do Programa de Atividades Motoras (PAM), Janine Diório, Abilio Bortoletto e Mônica Graner, que antes da caminhada preparou uma pesquisa histórica com detalhes sobre os pontos turísticos visitados.

RECORDE – O número de 215 participantes registrado no último fim de semana é o maior desde o início do Caipirandando, que foi lançando em novembro de 2021. Antes, o recorde pertencia à quinta edição, realizada em abril. Na ocasião, 200 pessoas completaram 20 km de caminhada, com a largada na Área de Lazer do Piracicamirim e um percurso com direito a chuva, que passou pelos bairros Morumbi e Conceição, além da Fazenda Morro Grande. A linha de chegada foi no Horto Florestal de Tupi.

A 10ª edição do Caipirandando está prevista para o mês de setembro. A data e a rota serão divulgadas nas próximas semanas. Organizado pela Selam, o evento é gratuito tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que fornece kits de primeiros socorros para as caminhadas. Mais informações sobre a atividade podem ser obtidas pelos telefones (19) 3422-0233 ou (19) 3403-2648, ou pelo Instagram @selampiracicaba.