O evento de caminhada terá percurso de 23 km (Foto: Alexandre Nascimento/Selam)

A Prefeitura de Piracicaba realiza no próximo sábado, 23/07, a oitava edição do Caipirandando, evento de caminhada gratuito que terá novidades em relação às etapas anteriores: pela primeira vez, o percurso terá dois pontos de saída diferentes. O destino final também é inovador: a iniciativa organizada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) levará os participantes ao bairro Santa Olímpia, onde eles poderão participar da 25ª Festa da Polenta de Piracicaba. No total, o Caipirandando terá 23 km de rota, com uma parada técnica aos 13 km para hidratação e descanso.

A 'largada' será dividida em dois momentos. O primeiro tem a concentração agendada para as 5h30, em frente ao prédio da Prefeitura de Piracicaba, localizado na rua Antônio Corrêa Barbosa, 2.233, bairro Chácara Nazaré. No local, os participantes participarão de um aquecimento comandado pela professora da Selam, Janine Diório. A saída acontece pontualmente às 6h. O segundo ponto de partida do Caipirandando será na Área de Lazer do bairro Santa Teresinha, em frente ao supermercado Pague Menos, com a concentração marcada às 6h, aquecimento orientado pela professora Mônica Graner e largada prevista para as 6h30.

"A proposta nesta edição é diferente. Depois de passar pelo Parque Ecológico, em Santa Teresinha, vamos caminhar em direção à Usina Costa Pinto e faremos uma única parada com cerca de 13 km, para que os participantes possam descansar e se hidratar. Na sequência, vamos direto até Santa Olímpia e a Festa da Polenta será um atrativo a mais. Além da caminhada e da prática físico-esportiva, o Caipirandando tem como principais características a interação e o bem-estar social", destacou Alexandre Nascimento, chefe do setor de eventos da Selam.

A atividade realizada pela Selam chega à oitava edição no mês de julho (Foto: Alexandre Nascimento/Selam)

Interessados em participar podem se inscrever e obter mais informações pelos telefones (19) 3422-0233 ou (19) 3403-2648. As orientações para a caminhada são as seguintes: calçar tênis confortáveis e macios, trajar roupas leves, usar protetor solar, levar frutas ou barras de cereais para alimentação e garrafas de água para hidratação.

A iniciativa terá o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que fornecerá kits de primeiros socorros, e dos professores do Programa de Atividades Motoras (PAM). No final da caminhada, a Selam fornecerá o transporte aos participantes que desejarem retornar ao ponto de partida, na Prefeitura.