A rota da caminhada passou por estradas rurais antes de chegar ao Vale das Águas (Foto: Alexandre Nascimento/Selam)

Com mais de 180 participantes, foi realizada no último sábado, 17/09, a décima edição do Caipirandando, evento gratuito de caminhada promovido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). O percurso de aproximadamente 21,5 km começou em frente ao Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, onde aconteceram a concentração e o aquecimento, e teve como destino final o Vale das Águas Thermas Park, na rodovia Margarida da Graça Martins (SP-135), conhecida como Estrada Velha de Tupi.

Após a saída do Bairro Alto, a rota passou pela avenida Dois Córregos, sentido bairro Santa Rita, onde foi realizada a primeira parada técnica para hidratação e descanso dos participantes, aos 9 km. Na sequência, foram mais 5 km de caminhada em estradas rurais até a segunda pausa, que aconteceu na cachoeira Bela Vista. O trajeto terminou no Vale das Águas Thermas Park.

"Novamente, tivemos uma caminhada muito agradável, os participantes aproveitaram bastante. Além da novidade de encerrar o trajeto em um parque aquático e passarmos mais uma vez por uma cachoeira, tivemos uma atividade que visitou uma extinta linha férrea, em Tupi. O Caipirandando promove isso: interação e valorização da nossa cidade", destacou Alexandre Nascimento, chefe do setor de Eventos da Selam.

Mais de 180 pessoas participaram do 10º Caipirandando no último fim de semana (Foto: Alexandre Nascimento/Selam)

O evento teve também o suporte dos professores Marcelo Ortega, Mônica Graner e Janine Diorio, do Programa de Atividades Motoras (PAM), que assumiram a responsabilidade pelo aquecimento e por guiar os participantes.

A 11ª edição do Caipirandando está prevista para o mês de outubro. A data e a rota serão divulgadas nas próximas semanas. Organizado pela Selam, o evento é gratuito e tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que fornece kits de primeiros socorros para as caminhadas, e da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). Mais informações sobre a atividade podem ser obtidas pelos telefones (19) 3422-0233 ou (19) 3403-2648, ou pelo Instagram @selampiracicaba.