O percurso realizado entre o Engenho Central e Artemis teve cerca de 19 km de caminhada

Com 110 participantes, foi realizada no último sábado, 22/04, a terceira edição da temporada 2023 do Caipirandando, evento gratuito de caminhada que é promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). Desta vez, o percurso de aproximadamente 22 km começou no Engenho Central e terminou na praça central de Artemis, ao lado do Balneário Municipal.

Antes da “largada”, os inscritos participaram de um aquecimento comandado pelos professores do Programa de Atividades Motoras (PAM) no Engenho Central. A caminhada seguiu rumo ao bairro Pau d’Alhinho, onde aconteceu a primeira e única parada técnica para hidratação, aos 10 km, no Salão de Festas da Igreja do Pau d’Alhinho. Maria Aparecida Arthur Birollo, a Tita, e Rosângela Santim foram as encarregadas pela abertura do espaço. No local, os participantes puderam se alimentar, utilizar o banheiro e descansar. Na sequência, foram mais 9 km de rota em estradas rurais até Artemis.

Alexandre Nascimento, chefe do setor de eventos da Selam, destacou a participação do público nas três primeiras edições do Caipirandando em 2023. "Foram três caminhadas e mais de 600 pessoas que já participaram do Caipirandando. Em maio, teremos a quarta etapa do ano e nossa proposta é manter uma rota passando por vias rurais, oferecendo um percurso bastante agradável a quem quiser participar. É objetivo da Selam oferecer a oportunidade da prática de atividades físicas, como é o caso da caminhada", afirmou.

O Caipirandando tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que fornece kits de primeiros socorros para as caminhadas, e da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte). Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelos telefones (19) 3422-0233 ou (19) 3403-2648, ou pelo Instagram @selampiracicaba.