Em 2022, mais de 1.700 pessoas participaram do evento (Foto: Alexandre Nascimento/Selam)

O Caipirandando está de volta. Realizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), o evento gratuito de caminhada é aberto ao público com idade a partir dos 18 anos e terá a primeira edição de 2023 no dia 25/02, com um percurso total de 20 km. A concentração está marcada para as 6h, em frente Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. O destino final, desta vez, será o município de Saltinho. Interessados em participar podem se inscrever e obter mais informações pelos telefones (19) 3422-0233 ou 3403-2648.

O trajeto corta as avenidas Independência, Luciano Guidotti e Laranjal Paulista, em direção ao Centro Comunitário do Campestre, onde será feita uma pausa de 30 minutos para que os participantes possam utilizar o banheiro, recarregar as garrafas de água e descansar. Na sequência, serão mais 11 km em direção a Saltinho, onde a caminhada será encerrada – a Selam disponibilizará micro-ônibus para o retorno ao ponto de partida. O evento terá o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que fornecerá kits de primeiros socorros, e dos professores do Programa de Atividades Motoras (PAM)

“Nós recomendamos aos participantes que levem tênis confortáveis e macios para a caminhada, além de roupas leves e protetor solar. É importante também levar a alimentação própria para a atividade, como frutas ou barras de cereais, e garrafas de água para hidratação. A Selam vai monitorar todo o percurso da caminhada e dará o suporte necessário para qualquer imprevisto”, afirmou o chefe do setor de eventos da Selam, Alexandre Nascimento.

Em 2022, o Caipirandando teve 12 caminhadas e reuniu mais de 1.700 pessoas. A expectativa para 2023 é de ampliar o número de participantes. "Estamos animados com a iniciativa, dividiremos os participantes em turmas de acordo com o ritmo da caminhada, com os nossos professores acompanhando. É muito importante estar confortável durante todo o percurso de 20 km. Essa é a primeira edição da nova temporada e aguardamos mais uma vez uma boa presença dos munícipes", completou Mônica Graner, coordenadora do PAM.