O prefeito Barjas Negri assinou nesta quinta-feira (04/06) contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal para reconstrução do Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves, onde estão as piscinas públicas da cidade.

Contrato foi assinado hoje no Gabinete do prefeito Barjas Negri

Da assinatura participaram o secretário municipal de Esportes, Pedro Mello, assim como o gerente-executivo de filial da Caixa, Marco Antônio de Paula Capato, além de representantes das secretárias municipais de Obras e Finanças e Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal.

O contrato com a empresa vencedora do processo licitatório será assinado nos próximos dias. O prazo de vigência do contrato é de 180 dias, contados da data de emissão da Ordem de Serviço (OS), podendo ser prorrogado.

O secretário municipal de Esportes ressalta que a obra transformará o local em um espaço multiuso, já que serão duas piscinas no espaço onde existia apenas uma, atendendo, assim, a demanda em todas as faixas etárias. “Teremos um complexo aquático moderno e que atenderá centenas de pessoas que praticam esporte em nossa cidade”, disse o secretário.

PROJETO – O novo projeto contempla o aproveitamento da “caixa” existente da piscina atual e construção de uma piscina semiolímpica, de dimensões 25 x 25 metros, que atenderá com tranquilidade a demanda das aulas de iniciação e treinamento de atletas, já que ainda possuirá dimensões oficiais. Atenderá, ainda, a realização de eventos e terá menor custo de manutenção.

Uma outra piscina será construída para atender as aulas de hidroginástica, principalmente de grupos da Terceira Idade e outras atividades. Nos dias de competições, a piscina semiolímpica servirá de apoio e aquecimento aos atletas competidores. Também serão instalados no local bancos em alvenaria e um espaço em forma de galeria técnica, para facilitar a vistoria e manutenção das novas piscinas.

Todos os equipamentos – tubulações, bombas e filtros – serão totalmente novos. As piscinas serão preparadas para receber sistema de aquecimento da água. A Prefeitura também consertará ou substituirá, se necessário, o piso do entorno, reformará os vestiários superiores e as demais piscinas do local (biribol e adaptada).

Com o fechamento da piscina, as aulas de hidroginástica estavam acontecendo – nesse momento as aulas estão suspensas por conta da pandemia – no Clube Cristóvão Colombo (Verão) e no Lar dos Velhinhos (Inverno). Já as aulas de natação estavam ocorrendo no próprio complexo (piscina adaptada) e no Colégio Salesiano São Mário mediante parcerias com a Prefeitura Municipal.

HISTÓRIA – O Complexo Aquático foi inaugurado em janeiro de 1976 e, durante mais de 40 anos, foi usado ininterruptamente, o que causou o desgaste natural de sua estrutura e tubulações, ocasionando vazamentos equivalentes a 125 m3/dia. Por ser um importante espaço para prática de aulas de natação e hidroginástica, frequentado por cerca de 1,2 mil alunos semanalmente, a Prefeitura realizou manutenções para evitar ao máximo a paralisação dessas atividades, mas em julho de 2018, o local teve de ser fechado.