As aulas gratuitas de karatê acontecem em três núcleos em Piracicaba (Foto: Leonardo Moniz/Selam)

Disciplina, resistência e coordenação motora são alguns dos atributos trabalhados no karatê, modalidade que chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses no início do século passado e que virou esporte olímpico nos Jogos de Tóquio 2020. Em Piracicaba, a Associação Sport Way, em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), oferece aulas gratuitas da tradicional arte marcial oriental. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo WhatsApp (19) 98451-2229 ou pelo telefone (19) 3426-1574. A idade mínima para participar é de 7 anos.

O projeto realizado pela Sport Way foi aprovado via chamamento público e atende a Lei Federal 13.019/2014. A iniciativa é regulamentada pelo decreto municipal nº 1.093 de 1º de junho de 2017 e cumpre as determinações do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. De acordo com o coordenador das atividades, Diego Spigolon, as aulas são realizadas em três núcleos e divididas por faixa etária. "O trabalho contempla desde a iniciação esportiva até o rendimento, com treinamentos mais específicos da modalidade", afirmou Spigolon, que também é técnico da seleção brasileira de karatê.

As turmas de formação esportiva são separadas em duas faixas etárias: dos 7 aos 12 anos, e acima de 13 anos de idade. As aulas acontecem no Centro Comunitário do bairro Jardim Primavera (rua Cecílio Elias, 7), às segundas e quartas-feiras, das 18h às 19h (7 a 12 anos) e das 19h às 20h (acima de 13 anos). No Varejão Municipal do bairro Santa Rosa (rua Rifânia, 251), as atividades ocorrem às segundas e sextas-feiras, também em dois horários – das 16h30 às 17h30 (7 a 12 anos) e das 17h30 às 18h30 (acima de 13 anos). Já os treinos para os atletas de alto rendimento têm como sede a Associação Sport Way (rua João Tedesco, 595, Parque Primeiro de Maio). São três treinamentos por semana: segundas-feiras, das 8h às 9h30; quartas-feiras, das 14h30 às 16h; e sábados, das 10h30 às 12h.

Diego Spigolon é responsável pela coordenação do projeto de karatê (Foto: Leonardo Moniz/Selam)

"As aulas gratuitas são um incentivo para que mais pessoas pratiquem esportes, principalmente as crianças, com as quais temos uma atenção especial. O objetivo, no início do processo, é despertar o interesse pela modalidade através de atividades que criem esse encantamento. Além disso, o projeto é também uma forma de promover a renovação da base e estimular os participantes que desejarem a iniciar uma carreira competitiva", disse Spigolon, que conta com uma equipe de professores renomada no meio do karatê, como a medalhista de ouro no Pan 2015 e 12 vezes campeã brasileira, Natalia Brozulatto, e o bicampeão pan-americano e medalhista de bronze nos Jogos Mundiais 2017, Hernani Veríssimo.

CHAMAMENTO PÚBLICO – Os termos de colaboração assinados entre a Prefeitura de Piracicaba e as associações vencedoras do processo de chamamento público têm três finalidades principais: a formação e o desenvolvimento esportivo (iniciação); projetos que deem continuidade à formação esportiva específica e iniciem o processo de treinamento para o alto rendimento esportivo (competição); e as manifestações voluntárias que contribuem com a integração, educação e promoção da saúde (lazer físico-esportivo). O processo inclui ainda a montagem das equipes de rendimento para a representação da cidade nos eventos oficiais da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.