A equipe da Selam viaja 39 ginastas para disputar o Troféu Lineg (Foto: Divulgação/Selam)

Os alunos do Programa Desporto de Base (PDB), realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), participam de dois eventos no próximo sábado, 28/05. Com início previsto para as 8h30, o Festival de Atletismo acontece na pista Aparecida de Fátima Adão, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra. O evento deve reunir cerca de 50 participantes na faixa etária dos 5 aos 17 anos nas provas de arremesso do peso, corridas de velocidade e resistência, e salto em distância. A atividade será conduzida pelo professor Mario Leme.

De acordo com a programação do festival, estão agendadas três provas de velocidade – 50 m (5 a 10 anos), 60 m (11 a 13 anos) e 100 m (14 a 17 anos) – e mais três de resistência – 400 m (5 a 10 anos), 800 m (11 a 13 anos) e 1.000 (14 a 17 anos). A divisão por faixa etária será a mesma aplicada no arremesso de peso (2 kg para alunos de 5 a 13 anos e 3 kg de 14 a 17 anos) e no lançamento de dardo (500 g para participantes 5 a 13 anos e 600 g de 14 a 17 anos), além do salto em distância. No final da competição, haverá uma corrida de 50 metros envolvendo os pais e responsáveis presentes à competição. Todos os alunos serão contemplados com lanches e medalhas de participação fornecidos pela Selam.

GINÁSTICA – Também no sábado, a Selam viaja com 39 alunos de 6 a 17 anos para Santo André, onde será realizado do Troféu Lineg (Liga Nacional de Esportes Gímnicos) de Ginástica Acrobática. A equipe do PDB disputa o título contra as representações do Colégio Liceu de Santo André e a Sociedade Esportiva Palmeiras. No total, serão 76 ginastas divididas em diferentes níveis: iniciação com séries obrigatórias nos níveis 2 a 6 para duplas e trios, nível 1 com elementos da Copa São Paulo e o nível 7 com a primeira série do Troféu São Paulo.

"O Troféu Lineg é uma prévia de eventos como a Copa São Paulo e o Troféu São Paulo, ambos realizados pela federação. Nós entendemos que é uma boa oportunidade para que as crianças iniciem na ginástica acrobática, uma vez que se trata de uma competição para iniciantes. Será um incentivo à prática esportiva", destacou a professora de ginástica acrobática do Programa Desporto de Base, Maria Dilailça.