Mesmo diante da suspensão das atividades esportivas presenciais realizadas pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), por conta da pandemia do coronavírus, os alunos que fazem parte do PAM (Programa de Atividades Motoras) não estão “parados”. Isso porque os professores estão realizando o trabalho remoto, o chamado home office.

“A Prefeitura permitiu o trabalho remoto, desde que sem prejuízo ao aluno, ou seja, que o mesmo fique em casa. Desta forma, estamos desde a semana passada realizando o atendimento utilizando outras ferramentas, respeitando as horas semanais de cada professor”, explicou Clévis Spada, da coordenação do PAM.

Para que o trabalho remoto ocorra, foram criados grupos de whatsapps com os contatos dos alunos e a realização das atividades no período das 8h30 às 17h30, de forma escalonada. “Somos orientadores dos nossos alunos. Vamos trabalhar como professores de educação fisica, porém, levando informações sobre a panddemia, cuidando se eles estão ficando em casa, já que a maioria são idosos, se possuem algum sintoma da doença, orientações e assim por diante”, disse.

Em poucos dias de trabalho, de acordo com Spada, o retorno está acima do esperado. “Os professores estão se dedicando tão positivamente com esse trabalho, gravando os videos dentro de suas residências e os alunos estão adorando. Fizemos contato também com psicólogos, nutricionistas e algumas lives no IIstagram estão programadas para semana que vem”. O trabalho seguirá dessa forma até o reinício das atividades presenciais, ainda sem data definida.

Segundo ele, o PAM realiza cerca dde 5 mil atendimentos mensais. São atividades gratuitas oferecidas à população como alongamento, condicionamento físico, ginástica anti-estresse, ginástica celebral, entre outras.

Professores da Selam durante atividade home office