Voleibol

O voleibol foi criado no ano de 1895 por William G. Morgan, então Diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços

O voleibol foi criado no ano de 1895 por William G. Morgan, então Diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços, de Holyoke. Massachusetts-USA.O nome original da nova modalidade esportiva, por motivos não conhecidos, era MINONETTE. Morgam tinha sob sua direção classes numerosas de homens de idade já um tanto avançada, dentro eles homens de negócios.

O basquetebol, outro esporte que recentemente aparecera e que rapidamente se difundira, era muito enérgico e extenuante. Morgam achou, então, que seria melhor para seus alunos, notadamente os mais velhos, a prática de um jogo menos fatigante que o da bola ao cesto.

Levantou, pois, uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de um metro e oitenta e três centímetros sobre a qual uma câmara de bola de basquetebol era batida, surgindo assim o esporte que futuramente seria denominado de voleibol. A bola primitiva não satisfez, em virtude de ser muito leve, e a de basquetebol completa, que também foi usada, ao contrário, era muito pesada, machucando as mãos dos praticantes.

Morgam frente a esses problemas, resolveu escrever à firma A. C. Stalding & Brothers apresentando suas dificuldades e solicitando que fabricassem uma bola para experiência. A referida firma, após vários testes, acabou satisfazendo as imposições de Morgam

Como foi a apresentação do jogo?
A princípio o jogo foi restrito a Holyoke e de um modo particular no Ginásio onde Morgam era Diretor. As pessoas observavam o jogo, mas por algum tempo ele não despontou grande interesse. Os membros do Ginásio sentiam quanto o basquetebol como o handebol era suficientes como jogos de recinto fechado. Entretanto, algum tempo depois, o jogo foi demonstrado por duas equipes de Holyoke perante um grupo de Diretores de educação Fisíca, numa conferência levada a efeito na Universidade de Springfield. O voleibol difundiu-se, então, em Springfield e outras cidades de Massachusetts e Nova Inglaterra.

O primeiro artigo sobre o voleibol apareceu publicado no número de julho de 1896 no “Physical Education”. Seu autor foi J. Y. Cameron, de Búfalo, New York e dizia o seguinte: O voleibol é um novo jogo exatamente apropria para um ginásio ou quadra coberta, mas pode, também, ser praticado ao ar livre. Qualquer número de pessoas pode praticá-lo. O jogo consiste em conservar a bola em movimento sobre a rede alta, de um lado para outro, e que apresenta assim a característica de outros jogos como mo tênis e o handebol.

O Dr. T. Halsted, de Springfield, depois de observar o novo esporte, sugeriu que seu nome fosse trocado para voleibol, desde que a idéia básica do jogo era deslocar a bola com as mãos sobre a rede.

Como se deu a difusão do voleibol ?
Aqueles que praticavam o voleibol em recinto fechado estenderam-no aos locais abertos, aparecendo assim uma nova e salutar maneira de praticar o novo esporte. O explosivo aumento de sua popularidade começou rápido.

Quadras foram construídas nas praias, nas estações de veraneio e em alguns dos primitivos play-grounds. O número de quadras existentes teve que ser aumentado para satisfazer a demanda cada vez maior de praticantes. Escolas, universidades, clubes tomaram conhecimento do novo jogo e construíram suas quadras.

Em 1922, a Associação Cristã de Moços organizou um campeonato nacional. Durante vinte anos a ACM regulamentou o jogo porque ele havia nascido dentro de seus ginásios, ali estando seus primeiros praticantes e também dirigentes.

O voleibol surgiu na América do Sul por intermédio do Peru, no ano de 1910, através de uma missão contratada pelo governo peruano junto aos Estados Unidos, com a finalidade de organizar a instrução primária do País.

Os dedicados membros desta Missão foram os senhores Joseph B. Lockey e José Macknight que trabalharam de comum acordo na modificação dos programas de Educação Física para crianças, que surgiram nessa época e necessitavam de praticarem jogos.

Os jogos ensinados foram Basquetebol, voleibol e handebol que não atravessaram as fronteiras do País. Somente em 1912, em Montevidéu, no Uruguai, com a apresentação e incentivo do voleibol pela Associação Cristã de Moços surgiram as primeiras sementes que produziram os frutos desejados.

O voleibol foi introduzido no Brasil por volta dos anos de 1916/1917, também pela Associação Cristã de Moços de São Paulo, do mesmo modo que aconteceu à quase totalidade dos países que o praticam. O primeiro grande passo para difusão do voleibol no Brasil foi dado pelo Fluminense em 1923, quando realizou um torneio aberto dos clubes filiados à Liga Metropolitana de Desportos Terrestres.

Como já foi dito, o voleibol foi inventado por William G. Morgam, nos Estados Unidos em 1895, e levou vinte e dois anos para chegar ao Brasil. No entanto, suas primeiras regras somente surgiram em 1900, continuando em evolução e aperfeiçoamento no seu aspecto técnico e tático até nossos dias, trazendo modificações freqüentes nas referidas regras. O voleibol é um dos esportes que mais sofreram alterações em suas regras originais.

Fonte: http://www.museudosesportes.com.br/volei.php




‹ Voltar