Histórico da Canoagem em Piracicaba
Em 1989, adeptos da canoagem/lazer, em Piracicaba, criaram uma prova de caráter festivo a fim de promover a modalidade no município. Esta prova tornou-se o marco para que a canoagem de lazer e competição começasse a criar uma identidade com a população local.
Em 1991 a canoagem passou a integrar o rol de modalidades do P.D.B. (Projeto Desporto de Base), no município de Piracicaba, filiando-se ao “Projeto Escolas” desenvolvido pela CBCa, recebendo o material adequado, tornando a cidade uma das pioneiras no Brasil a implantar uma modalidade de aventura, dentro do ciclo esportivo popular, surgindo, assim, a “canoagem popular”, tendo como prioridade a reinserção social, procurando levar, conseqüentemente, aos níveis de esporte de participação e de competição.
Oportunizando a canoagem popular aos munícipes, a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, em parceria com a Associação de Canoagem de Piracicaba – ASCAPI, contribuíram para a massificação de um esporte com pouca tradição em nosso país; proporcionando um grande avanço para as atividades náuticas esportivas se considerarmos que existem vários esportes como a canoagem, que sofrem com as diversas barreiras existentes para sua massificação.
Contudo, o envolvimento do poder público (SELAM), em parceria com entidades privadas, propalou o crescimento da modalidade em âmbito municipal; a partir de 1997 a canoagem, já adquiria, aproximadamente, 80 alunos semanalmente.
Com base nesse fato, os integrantes da canoagem foram orientados, por meio do próprio poder público, a fundar uma associação que visasse defender os interesses da modalidade. No dia 15 de janeiro de 1998, fundou-se, oficialmente, a ASCAPI – Associação de Canoagem de Piracicaba (ASCAPI), cujo art. 2º de seu Estatuto prevê: “A finalidade única e exclusiva da difusão entre os sócios da prática da canoagem, promovendo a realização de torneios internos, participando de competições oficiais e amistosas”.
Sua fundação foi incentivada pela lei municipal nº 7510, 05 de março de 1997, que regulamentou a lei nº 4203/96, que:”Dispõe sobre cooperação com particulares interessados em colaborar com o Poder Público na conservação de espaços públicos destinados à prática de esporte” e dá outras providências.
‹ Voltar