Pela primeira vez com uma rota totalmente urbana, o Caipirandando chega à nona edição no dia 28/08, domingo. A caminhada organizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), integra as comemorações oficiais pelo aniversário de 255 anos da cidade, e passará por diversos pontos turísticos em um percurso com aproximadamente 21 km. A largada acontece pontualmente às 6h, na Praça José Bonifácio, no Centro, em frente à Igreja Catedral Santo Antônio – a concentração e o aquecimento estão marcados para as 5h30.

Interessados em participar do evento, que é gratuito, podem se inscrever e obter mais informações pelos telefones (19) 3422-0233 ou (19) 3403-2648. As orientações para a caminhada são as seguintes: calçar tênis confortáveis e macios, trajar roupas leves, usar protetor solar, levar frutas ou barras de cereais para alimentação e garrafas de água para hidratação. A iniciativa tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que fornecerá kits de primeiros socorros. No final da caminhada, a Selam fornecerá o transporte aos participantes que desejarem retornar à Praça José Bonifácio.

O Caipirandando é um evento gratuito de caminhada promovido pela Selam (Foto: Alexandre Nascimento/Selam)

O percurso passará por importantes pontos turísticos da cidade, como o Museu Prudente de Moraes, Mercado Municipal, Estação da Paulista, Teatro Municipal Dr. Losso Neto, Estádio Municipal Barão da Serra Negra, Esalq-USP, Igreja Matriz Imaculada Conceição, Engenho Central, Parque do Mirante, passarela Pênsil, Museu da Água e Rua do Porto. O trajeto inclui vias conhecidas, como as avenidas Dr. Paulo de Moraes, Independência, Rui Barbosa, Carlos Botelho, Beira Rio e Centenário, além das ruas da Glória, Governador Pedro de Toledo, Treze de Maio e Santa Cruz. A caminhada terminará no calçadão da Rua do Porto.

De acordo com o chefe do setor de eventos da Selam, Alexandre Nascimento, o 9º Caipirandando terá duas paradas técnicas para hidratação: uma no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas e outra no Engenho Central. A atividade terá o suporte dos professores do Programa de Atividades Motoras (PAM), Janine Diório, Abilio Bortoletto e Mônica Graner, que realizou uma pesquisa histórica sobre os pontos turísticos inclusos na caminhada.

"Essas informações e curiosidades levantadas pela Mônica foram enviadas aos participantes de edições anteriores e isso está despertando ainda mais o interesse pela próxima caminhada", elogiou Nascimento. A expectativa é de que cerca de 200 pessoas participem do 9º Caipirandando, que será realizado pela primeira vez em um domingo pelo fato de ter uma rota apenas urbana. "É uma ação especial para celebrar o aniversário da cidade. Após a caminhada, ainda teremos a possibilidade de almoçar na Rua do Porto, algo bastante tradicional em nossa Piracicaba", finalizou o chefe do setor de eventos da Selam.