8ª Semana Municipal do Taekwondo começa nesta 4ª feira

Idealizada com o objetivo de celebrar a história da arte marcial coreana em Piracicaba, a Semana Municipal do Taekwondo chega à oitava edição em 2021. As atividades, organizadas pelo Centro de Alto Rendimento Dojan Nippon, serão realizadas entre os dias 1º e 7 de setembro. A programação inclui apresentações nos colégios Vivo (unidades da Paulista, Santa Teresinha e Morumbi), Colégio Saber, Anglo Portal do Engenho, E.M. Prof.ª Elisabeth Consolmagno Cruz, E.E. Francisco Mariano da Costa e E.E. Prudente de Moraes, além de exames de faixas coloridas, workshop de defesa pessoal, gincana e lives com personalidades da modalidade, como o grão-mestre Yeo Jin Kim, aluno direto do introdutor do taekwondo no Brasil, e o grão-mestre Marcelo Rezende, eleito o melhor árbitro no Mundial de 2015 e nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2018.

Dojan Nippon atua nos cenários competitivo e social (Foto: Líder Esportes)

Pioneiro da arte marcial coreana em Piracicaba, Frederico Mitooka diz que o evento é aguardado com ansiedade pelos praticantes da cidade. “O taekwondo é uma arte marcial coreana com mais de 2.000 anos de existência, que atualmente é considerado o esporte olímpico de contato que mais cresce em relação ao número de adeptos no mundo devido às variações que permitem a prática por crianças a partir de 3 anos até a terceira idade. O taekwondo promove disciplina e a coordenação para as crianças, autoconfiança para os jovens, e a manutenção do peso, alívio de estresse, melhora da flexibilidade e o aprendizado da defesa pessoal para os adultos e veteranos. A maioria dos praticantes busca o bem-estar e o condicionamento físico, em um local agradável e com bons hábitos sociais, que possa ser frequentado por toda família”, afirmou Mitooka. Mais informações sobre a 8ª Semana Municipal do Taekwondo podem ser obtidas pelo WhatsApp (19) 99469-2288.

HISTÓRICO

A atuação do Centro de Alto Rendimento Dojan Nippon com o taekwondo se divide entre o esporte de competição e as ações sociais. A equipe foi responsável pelo polimento de atletas de ponta do Brasil e do mundo para eventos como os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 – na ocasião, nomes como Anthony Obame, do Gabão, Ismael Coulibaly, de Mali, Carolena Cartens, do Panamá, e Julissa Diez, do Peru, realizaram a preparação no local. Ainda no cenário competitivo, o mestre Frederico Mitooka foi responsável pela primeira medalha do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários, enquanto Débora Nunes faturou o primeiro ouro feminino do país nos Jogos Mundiais Militares.

O Dojan Nippon também coleciona títulos e medalhas em torneio de relevância internacional, como o Grand Prix, e nacional, como os Jogos Abertos do Interior. Na área social, em conjunto com a Liga Nacional de Taekwondo, o Centro de Alto Rendimento atende em Piracicaba cerca de 100 crianças e adolescentes, promovendo a modalidade em escolas municipais e estaduais através de recursos federais via Lei de Incentivo ao Esporte. O objetivo é oferecer aos alunos atividades físicas específicas da arte marcial que promovem a disciplina, o bem-estar físico e oportunizam, aos adolescentes, uma profissão dentro do esporte.