PAM (Programa de Atividades Motoras)

Facebook PDF PDF Imprimir E-mail

alt

Aula de yoga no clube Cristovão Colombo (sede centro)


O PAM (Programa de Atividades Motoras) é um dos programas da Selam destinados ao público jovem, adulto, da terceira idade e idosos, e em especial às mulheres. Por meio deste programa é oferecido a população atividades como musculação, ginástica e alongamento em diversos bairros da cidade, assim com hidroginástica, ioga, pilates, dança circular, ginástica laboral e condicionamento físico. 

Em 2007 foi iniciado um novo projeto com adolescentes e adultas gestantes na área de ginástica e alongamento, denominado “Ginástica para Gestantes” (atualmente são atendidos 11 bairros em conjunto com a Central de Gestantes e Saúde), que visa assistir não apenas as mães, mas à saúde das crianças durante a gestação por meio de atividades adequadas. 

Para ampliar e melhorar ainda mais o atendimento do programa foi estabelecida uma parceria com a Secretaria de Saúde, através das UBSs e PSFs, em algumas comunidades, o que qualifica ainda mais o atendimento. Conta também com o Projeto “Viva Melhor”, em parceria com o IPASP, que atende aposentados e pensionistas no Parque da  Rua do Porto.

O PAM atua em 36 bairros em todas as regiões da cidade e está em expansão através da contratação de novos profissionais. Cerca de 75 % dos atuais 3.650 participantes são mulheres. O programa tem parceria ainda com a Unimep, Secretaria Municipal de Educação, Sema, Centros Comunitários, Escolas Estaduais e Municipais, Setur e Clube de Regatas Palmeiras. 

Nessa linha também estão sendo instaladas várias Academias ao Ar Livre (12 até o momento) nos parques públicos de Lazer e outros locais,  visando o oferecimento de aulas sob orientação de professores de educação física, e também gerando autonomia dos frequentadores destes locais.

Selam oferece aulas gratuitas em diversas modalidades


A Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), em parceria com o clube Cristovão Colombo, desenvolve diversas atividades esportivas gratuitas à população do município, por meio dos projetos PAM (Programa de Atividades Motoras) e PDB (Projeto Desporto de Base).

As aulas oferecidas pelo PDB são das modalidades de karatê e ginástica artística em diversos períodos. Além disso, são oferecidas aulas de hidroginástica, macroginastica, condicionamento físico, antiestresse, ginástica, alongamento, yoga e natação pelo PAM com os alunos divididos em turmas de 30, 40 e 50 pessoas dependendo da atividade.

A sede centro do clube Cristovão Colombo está localizado na esquina das Ruas Governador Pedro de Toledo e Prudente de Morais. Outras informações sobre as atividades podem ser obtidas por meio do telefone 3422-0233.

 

Coordenação: Prof. Mônica Graner Martins
Supervisão: Prof. Clévis Lorenzi Spada

Escrito por Alex Garcia Calmont de Andrade
Sex, 01 de Outubro de 2010 17:45
 

Parceiros