Programa de Atividades Motoras - PAM

Aula de Ginástica e Alongamento no Central Clube (antigo Palmeirão)

O PAM (Programa de Atividades Motoras) é um dos programas da Selam destinados ao público jovem, adulto, da terceira idade e idosos, e em especial às mulheres. Por meio deste programa é oferecido a população atividades como musculação, ginástica e alongamento em diversos bairros da cidade, assim com hidroginástica, ioga, pilates, dança circular, ginástica laboral e condicionamento físico.

Em 2007 foi iniciado um novo projeto com adolescentes e adultas gestantes na área de ginástica e alongamento, denominado “Ginástica para Gestantes” (atualmente são atendidos 11 bairros em conjunto com a Central de Gestantes e Saúde), que visa assistir não apenas as mães, mas à saúde das crianças durante a gestação por meio de atividades adequadas.

Para ampliar e melhorar ainda mais o atendimento do programa foi estabelecida uma parceria com a Secretaria de Saúde, através das UBSs e PSFs, em algumas comunidades, o que qualifica ainda mais o atendimento. Conta também com o Projeto “Viva Melhor”, em parceria com o IPASP, que atende aposentados e pensionistas no Parque da  Rua do Porto.

O PAM atua em 36 bairros em todas as regiões da cidade e está em expansão através da contratação de novos profissionais. Cerca de 75 % dos atuais 3.650 participantes são mulheres. O programa tem parceria ainda com a Unimep, Secretaria Municipal de Educação, Sema, Centros Comunitários, Escolas Estaduais e Municipais, Setur e Clube de Regatas Palmeiras.

Nessa linha também estão sendo instaladas várias Academias ao Ar Livre (12 até o momento) nos parques públicos de Lazer e outros locais,  visando o oferecimento de aulas sob orientação de professores de educação física, e também gerando autonomia dos frequentadores destes locais.

Selam oferece aulas gratuitas em diversas modalidades no Central Clube

A Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), em parceria com o Central Clube (antigo Palmeirão), desenvolve diversas atividades esportivas gratuitas à população do município, por meio dos projetos PAM (Programa de Atividades Motoras) e PDB (Projeto Desporto de Base) que conta com apoio do Fumdeca/Caterpillar, beneficiando atualmente mais de mil alunos.

As aulas oferecidas pelo PDB são das modalidades de karatê, ginástica artística e muay-thai de segunda a sábado em três períodos. Além disso, são oferecidas aulas de hidroginástica, macroginastica, condicionamento físico, antiestresse, ginástica, alongamento, yoga e natação pelo PAM com os alunos divididos em turmas de 30, 40 e 50 pessoas dependendo da atividade.

O local conta com uma área de dez mil metros quadrados com piscina, campo de futebol de grama natural que foi recentemente reformado e reinaugurado na última sexta-feira (15) durante uma partida de confraternização com o secretário Pedro Mello, além de funcionários e amigos da Selam, quadra poliesportiva e espaço para atividades em área coberta. O Central Clube esta localizado na Rua Bernardino de Campos, nº 835, no bairro Alto. Outras informações sobre as atividades podem ser obtidas por meio do telefone 3432-7456.

Confira a relação das modalidades e horários das turmas:

Karatê

3ª e 5ª – das 08h30 ás 10h30;

3ª e 5ª – das 13h30 ás 15h30;

3ª – das 19h00 ás 20h30;

6ª – das 18h30 ás 20h00;

Sábado – das 14h30 ás 16h30.

Ginástica Artística

2ª 4ª e 6ª – das 08h20 ás 11h00

2ª 4ª e 6ª – das 13h30 ás 16h50

Muay-Thai